Sinopse: Georges encontra ao lado de seu carro uma carteira perdida, que na verdade foi roubada de Marguerite. Depois que ele consegue devolver o objeto para a dentista, começa a se interessar por ela.
Ficha Técnica
Ervas Daninhas (Les herbes folles)Direção: Alain Resnais
Roteiro: Alex Reval, Laurent Herbiet
Elenco: André Dussollier, Sabine Azéma, Emmanuelle Devos, Mathieu Amalric, Anne Consigny
Duração: 104 minutos
Menos história
por Edu Fernandes
(Spoilerômetro: •)
O diretor Alain Resnais tem uma longa e premiada carreira e com Ervas Daninhas (Les herbes folles) ele conquistou o prêmio especial do júri no Festival de Cannes. Tal honraria se deve ao belo trabalho visual que o cineasta apresentou em sua mais nova obra. Há enquadramentos muito plásticos, como o close na bolsa roubada ao vento.
De semelhante com Medos Privados em Locais Públicos, parte do elenco volta a trabalhar com Resnais. O casal de protagonistas, por exemplo, já tinha participado do projeto anterior do realizador. Além desses atores, quem está acostumado a conferir a cinematografia francesa poderá verificar vários rostos conhecidos, um atrativo a mais.
Por outro lado, diferentemente de Medos Privados... o roteiro se concentra em apenas um enredo, ao invés das tramas paralelas formando o retrato social interessante do trabalho anterior. E mesmo concentrando-se em menos personagens, a narrativa passa a ser um elemento menos importante, principalmente da metade para o fim de Ervas Daninhas – apesar de se tratar da adaptação cinematográfica de um romance.
Se o interesse do espectador é ver uma bela história bem contada, esse não é o filme procurado. Entretanto, se os arrebates visuais e alguma ousadia na linguagem forem os objetivos, a produção passa a ser a opção perfeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário