quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

É Proibido Fumar







Sinopse: Baby é uma professora de violão que vive sozinha em seu apartamento. De meia-idade, ela percebe a esperança de um novo amor quando Max muda-se para o apartamento ao lado.


Ficha Técnica
É Proibido Fumar
Roteiro e Direção:
Anna Muylaert
Elenco:
Glória Pires, Paulo Miklos
Duração:
89 minutos


Autêntico por ser estranho
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Depois de Durval Discos (2002), Anna Muylaert afastou-se da direção cinematográfica para focar-se em sua faceta roteirista. Durante esses anos, ela presenteou o cinema brasileiro colaborando em textos elogiáveis, como O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Quanto Dura o Amor?.

Em É Proibido Fumar, ela volta a comandar as câmeras e se sai muito melhor do que sua tentativa anterior, quando era necessário ler o cartaz do filme para entendê-lo. Dessa vez seu trabalho está mais maduro e foi muito premiado no Festival de Brasília.

A protagonista do enredo é uma solteirona típica, cujo único companheiro é o cigarro. Todos nós temos alguém na família, no prédio ou na vizinhança que se assemelhe a Baby. Seus defeitos, e até uma dose de paranoia, não são disfarçados ou amenizados pela trama.

Quando há personagens tão autênticos, o trabalho de ator é crucial. Felizmente, pode-se contar com o talento de Glória Pires (Se Eu Fosse Você 2) e com a espontaneidade de Paulo Miklos (vocalista dos Titãs). Os diálogos parecem soltos e as atuações se encaixam muito bem nas situações propostas.

O casal é formado por uma professora de violão e um músico de bar; portanto, a trilha musical é de suma importância. Com muito bom gosto na seleção das canções, o que acaba de destacando é a cena em que Paulo Miklos canta um samba – gênero bem diferente do qual o consagrou.

Para finalizar, o desfecho é de qualidade. Sem ser didático demais, Anna confia na inteligência de seu espectador para que ele perceba como tudo termina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário