sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tyson









Sinopse: Documentário que relata a vida pessoal e a carreira de Mike Tyson, ex-campeão de boxe.


Ficha Técnica
Tyson
Roteiro e Direção: James Toback
Elenco: Mike Tyson
Duração: 90 minutos


Retrato de uma fera
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Mike Tyson é uma das celebridades mais polêmicas das últimas décadas, com as acusações de estupro e seu comportamento em combates aparecendo nas manchetes da imprensa. O documentário Tyson aborda todas as questões imagináveis em que ele esteve envolvido, dentro e fora do ringue.

Para tal missão, uma consistente pesquisa de imagens de arquivo foi desempenhada. Fotos da infância do pugilista, quanto ele era gordinho e era importunado por valentões; seus treinamentos na juventude; a escalada para a unificação dos cinturões dos pesos pesados; entrevistas concedidas para a televisão;... tudo está presente no filme.

A história de vida de Mike é contada por ele mesmo, em ordem cronológica. Para não ficar monótono, de tempos em tempos há boas digressões sobre como o atleta vê o mundo. A forma de tratar as mulheres, o desejo que sente por elas, sua concentração antes de uma luta, a importância de seu primeiro treinador. Com essas pequenas divagações – por vezes acompanhadas de lágrimas – consegue-se ter uma visão mais clara do funcionamento da mente do protagonista.

O objetivo de Tyson é mostrar como o próprio Mike se enxerga. Por essa razão, ele é o único depoente, além de assinar como produtor executivo. Para ilustrar a confusão que pode ser interpretar o raciocínio e as atitudes de um ser humano, a edição coloca vários quadros na tela e até sobrepõe o discurso de diferentes momentos.

Por não se focar totalmente nos altos e baixos da carreira do boxeador, o documentário consegue conquistar uma plateia mais abrangente. Mesmo quem não tem muito interesse por esportes de combate pode aproveitar esse filme humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário