quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tá Chovendo Hamburguer



Sinopse: Flint Lockwood é um inventor que sonha criar algo que melhore a vida das pessoas. Mas, na cidadezinha pacata em que vive, tem fama por seus inventos desastrosos. Tudo muda quando o prefeito da cidade percebe o potencial das invencionices de Flint para tornar o lugar um polo turístico.


Ficha Técnica
Tá Chovendo Hamburguer (Cloudy with a Chance of Meatballs)
Direção: Phil Lord e Chris Miller
Roteiro: Phil Lord e Chris Miller, baseado na obra de Judi Barrett e Ron Barrett
Elenco: Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Bruce Campbell
Duração: 90 minutos


 por Thaíse Costa

(Spoilerômetro: )

Tá Chovendo Hamburguer (Cloudy with a Chance of Meatballs) tem arrecadado boas cifras nas bilheterias norte-americanas. Inspirado no best-seller infantil homônimo de Ron e Judi Barrett, a história faz sucesso há mais de três décadas – refletido na grande aceitação do público nos cinemas. Mas, é claro, não é só isso: sem perder a linha, a nova animação da Columbia/Sony Pictures adota a estratégia de segurança para o sucesso – uma técnica de animação 3D rigorosa aliada a uma narrativa que cumpre seu papel, sem grandes experimentações.

Na história, a grande invenção do jovem Flint é capaz de converter água em comida, e isso resulta em chuva de hamburguer, sorvete, macarronada e o que mais a criatividade der conta de pensar. Ao mesmo tempo em que acredita estar resolvendo o problema da falta de comida na cidade em que vive, Flint percebe que isso pode não ser assim tão bom quanto parece à primeira vista. Com a ajuda da “garota do tempo” Sam, ele tenta reverter o desastre que se forma, graças à ganância de alguns, mas também resultado da própria vaidade do jovem inventor.

Um fator interessante é que o filme trabalha a “moda nerd” em voga. É claro que Flint é um nerd de plantão, com direito a bullying na infância e tudo mais... mas a repórter Sam também tem problemas – é muito inteligente e apaixonada por fenômenos meteorológicos, porém se sente obrigada a manter a aparência padrão de “bonitinha e simpática”. O difícil relacionamento de Flint com o pai também é explorado de maneira simples e bela na fita.

Considerando certo enxugamento de animações para crianças que sigam uma linha mais clássica, sem piadas que só os adultos entendem, talvez aí more a principal razão para o sucesso de Tá Chovendo Hamburguer. Seu tom leve e bem-humorado não deverá decepcionar os pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário