quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Besouro





Sinopse: Bahia, 1929. A escravidão acabou, mas o preconceito racial ainda exite na sociedade. Besouro é um capoeirista determinado a vingar a morte de seu mestre e para isso conta com a ajuda mística dos orixás.


Ficha Técnica
Besouro
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Roteiro: João Daniel Tikhomiroff, Patrícia Andrade
Elenco: Aílton Carmo, Anderson Santos de Jesus, Jessica Barbosa, Flavio Rocha
Duração: 120 minutos
 
 
Desafios vencidos
 por Edu Fernandes
 
(Spoilerômetro: )
 
O cinema brasileiro tem tido um crescimento sensível com o passar dos anos, mas alguns desafios ainda estão no caminho dos nossos filmes. Besouro consegue superar alguns desses obstáculos de forma sublime e só por isso já seria um ganho, mas ainda há outras qualidades no longa.

O primeiro desafio é a criação de um super-herói brasileiro sem que a história fique forçada – tal dificuldade também reside nos quadrinhos. Por lutar contra injustiças sociais e ter seus poderes associados aos orixás, Besouro é uma saída para adaptar a realidade do país ao enredo de super-herói. Com isso, o problema do cinema de gênero também é solucionado. Não podemos ficar marcados como o país que só faz filme de tiro e favela se quisermos ter relevância na produção audiovisual mundial.

Todo mundo que já teve aula de História com a ajuda de vídeos educativos sabe que normalmente o que deveria ser divertido acaba, na melhor das hipóteses, sendo uma experiência sonolenta. A boa nova para os estudantes é que Besouro pode ser uma opção divertida para os alunos aprenderem um pouco sobre a história dos negros, que sofriam preconceito mesmo depois da Abolição e, infelizmente, até hoje.

Tudo isso é muito legal, mas o que conta é a qualidade técnica dessa aventura. As cenas de luta são bem coreografadas e as câmeras, posicionadas de forma que parece estarmos diante de uma grandiosa produção de algum país que já tenha tradição em filmes de luta. A razão de tal competência foi a contratação de profissionais estrangeiros, com know-how apropriado, para ajudar na pancadaria e no uso de cabos para suspender o capoeirista voador.

Quem gosta de assistir a todos as produções de super-heróis que invadem o circuito de cinema todo ano não pode perder a chance de ver Besouro. Trata-se de um gênero que já tem uma legião de fãs, mas com elementos nacionais que só abrilhantam a fita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário