sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vocês Ainda não Viram Nada: A magia do palco

por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A relação entre o teatro e o cinema data dos primórdios da sétima arte. Há uma dinâmica entre esses dois meios que ganha novo fôlego com filmes como Vocês Ainda não Viram Nada (Vous n'avez encore rien vu).

Logo no começo, uma série de atores são convocados pelo telefone por causa da morte de um dramaturgo (Denis Podalydès, de Adeus Berthe). Todos os atores são chamados por seu nome real, o que já coloca o filme sobre a margem entre realidade e ficção.

Quando chegam à casa do falecido, eles são presenteados com um vídeo que mostra uma montagem recente de uma peça de autoria de Antoine. Todos os atores ali presentes já subiram ao palco para desempenhar aqueles papéis, então é impossível não relembrar os diálogos.


Aos poucos, eles começam a reencenar a peça, acompanhando o vídeo. Gradativamente o filme se permite entrar no jogo cênico e cenários são incluídos em chroma-key*.

É com essa proposta que o diretor Alain Resnais (Ervas Daninhas) traz uma nova aproximação entre teatro e cinema. Vislumbra-se a fantasia vivenciada pelos atores, mas mantêm-se os recursos cinematográficos. De uma maneira geral, trata-se de uma aula em celuloide.

* Chroma-key: quando um fundo de cor única é substituído digitalmente por outra imagem, recurso muito usado no seriado Chapolin.


Vocês Ainda não Viram Nada (Vous n'avez encore rien vu)
Direção: Alain Resnais
Roteiro: Alex Reval, Laurent Herbiet
Elenco: Mathieu Amalric, Pierre Arditi, Sabine Azéma, Jean-Noël Brouté, Anne Consigny, Anny Duperey, Hippolyte Girardot, Gérard Lartigau, Michel Piccoli, Denis Podalydès, Michel Robin, Andrzej Seweryn, Jean-Chrétien Sibertin-Blanc, Michel Vuillermoz, Lambert Wilson
Duração: 115 minutos
País: França, Alemanha

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário