quinta-feira, 4 de abril de 2013

Invasão à Casa Branca: Quando o patriota é inconveniente

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Já falei sobre o patriotismo em Hollywood em outro texto aqui mesmo no CineDude. Vejo-me obrigado a voltar ao assunto por causa de Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen).

O filme conta a história de como o presidente dos Estados Unidos (Aaron Eckhart, de Diário de um Jornalista Bêbado) é vítima de um atentado em que ele e sua equipe são colocados no bunker juntos com os inimigos. Cabe ao agente secreto Mike Banning (Gerard Butler, de Redenção) salvar a pátria.

A dinâmica é bem parecida com a de Duro de Matar (1988): um homem com poucos recursos bélicos contra um grupo de bandidos que invadiu um prédio. A diferença entre os dois títulos é que o lançamento tem menos senso de humor e muito mais patriotismo.

Há algumas cenas de passagem com a bandeira dos Estados Unidos sempre ao fundo e outros clichês. No entanto, um dos maiores exemplos está no momento em que a Secretária de Defesa (Melissa Leo, de O Voo) é pega pelo vilão para ser torturada e potencialmente morta.


Uma pessoa normal iria chorar, rezar ou chamar pelas pessoas amadas. A tal Ruth McMillan prefere repetir o juramento à bandeira, com a boca toda sujinha de sangue.

Atualmente, as bilheterias estrangeiras somam 70% do faturamento de um filme hollywoodiano. Portanto, lançar um longa com um discurso tão pró-EUA é um tiro no pé. Quando o filme em questão traz o patriotismo em cenas pontuais, que poderiam ser cortadas ou trocadas, é pior ainda.

Com alguns dias a mais na edição e a regravação de pedaços de cenas, Invasão à Casa Branca poderia ganhar uma versão internacional menos ofensiva à nossa dignidade.

O argumento de que tal medida seria um hercúleo esforço de produção não cola. Se Angelina Jolie conseguiu gravar Na Terra do Amor e do Ódio duas vezes (uma com diálogos em inglês e outra na língua nativa dos personagens), esse longa também conseguiria.


Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen)
Direção: Antoine Fuqua
Roteiro: Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt
Elenco: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Finley Jacobsen, Dylan McDermott, Rick Yune, Morgan Freeman, Angela Bassett, Melissa Leo, Radha Mitchell, Ashley Judd
Duração: 120 minutos
País: EUA

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário