quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Onde os Fracos não Têm Vez



Sinopse: Llewelyn encontra uma mala cheia de dinheiro junto a traficantes de drogas mortos no deserto. Para ficar com a fortuna, ele deve fugir de um misterioso e perturbado assassino.


Ficha Técnica
Onde os Fracos não Têm Vez (No Country for Old Men)
Roteiro e Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin
Duração: 122 minutos


Expectativas infundadas
 por Edu Fernandes

(Spoilierômetro: )

Há grande expectativa em torno de Onde os Fracos não Têm Vez (No Country for Old Men) devido ao enorme número de premiações concedidas ao filme, mas todo o frisson não está à altura do resultado final. O enredo poderia render um agitado thriller na mão de um diretor mais comercial, mas soa estranho sob a tutela dos respeitados irmãos Cohen (Fargo).

Com certeza há méritos para o título, como a atuação memorável de Javier Bardem (Sombras de Goya). O ator espanhol está usando um penteado bizarro – como ele próprio pôde constatar –, mas que combina com seu personagem. Ele testa a todo o momento o limite do caricato e explora todo o espaço que o matador psicótico pode lhe oferecer.

O ritmo do filme é bem lento, chegando a ser tedioso em várias partes e a falta de trilha musical só acentua o andamento arrastado da ação. Os diretores merecem congratulações por conseguirem criar uma atmosfera bem tensa e fazer o coração do espectador bater mais forte em tal cenário.

Os diálogos são bem estranhos, quase como uma tentativa fracassada de copiar Tarantino. Há furos no roteiro, já que há várias oportunidades onde o caçador sabe magicamente onde está sua caça, durante a perseguição que ocupa a maior parte do enredo. Se fosse adotado o viés comercial, as falhas seriam perdoadas em nome da ação; mas como se trata de um "filme sério", não há espaço para concessões.

Igualmente estranho é o desfecho. A impressão que se tem é que o filme acaba uns 20 minutos antes de realmente aparecerem os créditos finais. O roteiro quis ser bem fiel ao livro que o originou, com diálogos e cenas remontadas iguais às escritas no romance, palavra por palavra. O resultado é uma tortura injustificada que só frustra ainda mais a plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário