quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cloverfield – Monstro







Sinopse: O ataque de um monstro gigante a Nova York sob o ponto de vista de um pequeno grupo de pessoas.


Ficha Técnica
Cloverfield – Monstro (Cloverfield)
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Drew Goddard
Elenco: T.J. Miller, Michael Stahl-David, Mike Vogel, Lizzy Caplan, Jessica Lucas
Duração: 85 minutos


 por Guilherme Kroll Domingues

(Spoilerômetro: )

O produtor J.J. Abrams é um dos nomes por trás de uma das séries de maior sucesso dos anos 2000: Lost. Aproveitando a visibilidade de seu sucesso com o seriado, Abrams levou sua produtora, Bad Robot, a empreitadas que fossem de seu agrado. Abrams dirigiu, por exemplo, Missão Impossível 3 e dirigirá o novo filme de Star Trek. Além disso, viabilizou este Cloverfield – Monstro (Cloverfield), filme de monstro em “primeira pessoa”, produzido pela Bad Robot e dirigido pelo iniciante Matt Reeves.

O filme é bem diferente em diversos aspectos. Seu caráter de "primeira pessoa", com o espectador vendo o que um dos personagens vê por meio de uma câmera de mão, não é exatamente novo mas bastante inusitado.

As imagens do filme começam mostrando um letreiro falando que as imagens a seguir foram encontrada em uma câmera no lugar anteriormente conhecido como Central Park, em Nova York. A seguir começa uma reprodução de uma imagem de uma câmera amadora mostrando um dia comum na vida de um casal.

A cena é cortada e uma nova sequência é sobreposta à anterior, mostrando um novo casal preparando uma festa para a despedida de Robert Hawkins, o protagonista do filme e da sequência anterior ao lado de seu grande amor Beth. Rob está indo para o Japão e é seu último dia nos EUA. O segundo casal é formado por seu irmão, Jason e sua futura esposa Lily, mas quem fica com a tarefa de documentar a festa é o melhor amigo de Rob, o tolo T.J., que é apaixonado por Marlena. Esses são os seis personagens que mais dão as caras no filme.

O fato de T.J. ser bobo é ideal para que a história seja contada da maneira como é feita. Apenas uma pessoa com essa característica poderia “documentar” as discussões entre Beth e Rob ou então manter a câmera ligada durante todo o ataque do monstro.

Para dar mais verossimilhança ao filme, o trabalho de casting foi bastante esperto ao escolher rostos pouco conhecidos. A cara um pouco mais conhecida é a de T.J., do ator Hud Plat, que interpreta Marmaduke em Carpoolers, mas ele é o que menos aparece em cena em Cloverfield e mesmo sua participação no seriado é mínima.

O monstro em si é claramente baseado no japonês Godzilla. Há quem acredite que ele seja também livre-inspirado nos livros de terror alienígena do escritor americano H. P. Lovecraft. Jornais dos EUA especularam ainda que talvez o filme seja um spin-off de Lost. Chutes à parte, o que realmente importa é que o monstro está lá e é terrível.

A narração da trama se passa, então, inteira em Nova York, focada nesse grupo de personagens e sob a ótica da câmera de mão. O filme é cheio de ação, aventura, terror e ainda resta um espaço para uma história de amor entre Rob e Beth, baseado na primeira sequência do passeio dos dois, que sempre retorna à tela toda vez que a fita é parada por algum motivo.

A projeção pode cansar um pouco ou mesmo causar certo desconforto aos espectadores, acostumados a coisas mais convencionais. Alguns espectadores nos EUA, chegaram mesmo a sair enjoados da sala de cinema. Foi um risco que os produtores resolveram correr e que se mostrou bem-sucedido nas bilheterias. Tanto que em Hollywood já se fala de uma continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário