segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sombras de Goya




Sinopse: O pintor espanhol Francisco Goya se envolve com a Inquisição quando sua musa é acusada de heresia. O pai da moça pede para o artista interceder junto a Lorenzo, um padre que ele está retratando, para que ela seja solta.


Ficha Técnica
Sombras de Goya (Goya’s Ghosts)
Direção: Milos Forman
Roteiro: Milos Forman, Jean-Claude Carrière
Elenco: Javier Bardem, Natalie Portman, Stellan Skarsgård, Randy Quaid
Duração: 113 minutos


Pintor político
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Francisco Goya (1746-1828) foi um artista com grande teor político em suas pinturas, como em Os Fuzilamentos de Três de Maio (veja abaixo). Por essa razão Sombras de Goya (Goya’s Ghosts) retrata o cenário político do fim da Idade Média e o começo da Era Moderna tendo o pintor espanhol como protagonista. A vertente artística é preterida em relação às questões políticas e religiosas da época – uma pena para os apreciadores das artes plásticas.


O roteiro traz uma história interessante e que envolve, causando revolta em relação aos injustos inquéritos do Santo Ofício. Com isso em mente, uma das melhores cenas é a do jantar do padre Lorenzo na casa da família de Inés, a jovem acusada de heresia. A falha mais saliente no roteiro está no meio do enredo, quando há vários conflitos pendentes, e o filme dá um salto de 15 anos no futuro deixando o público desnorteado.

Outro problema é os personagens falarem inglês, quando a história se passa na Espanha. Como se não bastasse os criados e os figurantes falarem espanhol, há personagens franceses e ingleses – e todos falam inglês, magicamente sem problemas de comunicação.

Merecem congratulações a equipe de maquiagem, que conseguiram deixar Natalie Portman (V de Vingança) menos bonita. Além da atriz israelense, o elenco conta com ótimos trabalhos do espanhol Javier Bardem (Mar Adentro) e do sueco Stellan Skarsgård (Piratas do Caribe) que, pelo que se pode ver em retratos, está muito parecido com o pintor.

Sombras de Goya poderia ser uma ótima aula de História da Arte, já que também mostra pinturas de Velázquez e Bosch; mas é mais válido para aprendizado de História Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário