quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Garoto Cósmico



Sinopse: Cósmico, Luna e Maninho são crianças de um mundo futurista, onde tudo é meticulosamente programado. Uma noite, para conseguir uma melhor pontuação na escola, eles fogem dos dormitórios e acabam descobrindo o Circo Giramundos, bem diferente do planeta onde vivem.


Ficha Técnica
Garoto Cósmico
Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu, Sabina Anzuategui, Daniel Chaia, Gustavo Kurlat
Elenco: Aleph Naldi, Bianca Rayen, Mateus Duarte, Raul Cortez, Wellington Nogueira
Duração: 75 minutos


Um mundo musicalmente colorido
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A característica mais marcante da animação nacional Garoto Cósmico são suas cores fortes, o que não é de se surpreender, já que o universo circense é um dos temas principais da fita. Por seu visual lúdico e até ousado, as editoras infantis têm a chance de lançar um livro muito interessante para os pequenos.

Os créditos iniciais são criativos e empolgantes. Através de um trem (daqueles que trazem o circo na cidade) dirigido pelo carismático Giramundos, a equipe técnica é anunciada com adjetivos bacanas – a acrobática produção, os cintilantes efeitos sonoros, etc. Tudo isso ao som da ótima música-tema do filme. Assim o circo se instala e prepara as crianças para a aventura musical que está começando.

Além do circo, outras temáticas fazem-se presentes, como a importância de não se apegar tanto aos planejamentos e ter liberdade sobre a vida. Para tratar dos assuntos, o filme tem ótimas referências: desde a literatura de Admirável Mundo Novo até o videoclipe de "Another Bick in the Wall" (Pink Floyd).

Não se pode deixar de lado a parte musical de Garoto Cósmico. As músicas são muito bem produzidas e cheias da sonoridade brasileira, em um tempo em que a criançada não tem mais ídolos do calibre que foram Trem da Alegria e Balão Mágico.

As canções são interpretadas por nomes importantes, como Arnaldo Antunes e Vanessa da Mata. O cantor e compositor Belchior faz uma ótima participação, com direito a uma auto-piada. Já é possível prever que o DVD será um sucesso de vendas.

Mesmo para quem não gosta de filmes infantis ou musicais, a fita é um marco: trata-se do último trabalho de Raul Cortez. Uma forma muito bonita de encerrar sua bela carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário