quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Signo da Cidade



Sinopse: Teca trabalha em uma rádio dando conselhos para os ouvintes e joga tarô em casa. Seu pai, que a abandonou na infância, está no hospital. Ela quer ajudá-lo, apesar das opiniões das pessoas a sua volta.



Ficha Técnica
O Signo da Cidade
Direção: Carlos Alberto Riccelli
Roteiro: Bruna Lombardi
Elenco: Bruna Lombardi, Malvino Salvador , Juca de Oliveira, Graziela Moretto, Luis Miranda
Duração: 95 minutos


Realidades e pontos de vista
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O tamanho da cidade de São Paulo é muito bem retratado em O Signo da Cidade. Com diversas tramas correndo paralelamente, percebe-se as diferentes realidades da metrópole. Todos os conflitos são apresentados, desenvolvidos e concluídos na curta duração do filme – um mérito do roteiro da atriz Bruna Lombardi (O Príncipe). Ela também dá vida à Teca, um personagem muito bem construído.

O público brasileiro já está acostumado a acompanhar nas telenovelas vários personagens co-ligados, com cada um vivendo uma jornada própria. Aproveitando-se disso, o filme apresenta vários dramas igualmente interessantes entre si sem criar confusão.

Vários temas são abordando e é impossível, especialmente para os habitantes de grandes cidades, não reconhecer várias das situações apresentadas. Desde homossexualismo e consumo de drogas, passando por infidelidade e desonestidade, o filme alcança até assuntos como aborto, depressão e esoterismo.

As atuações são outro ponto positivo, com destaques para Sidney Santiago (Os 12 Trabalhos), como a travesti Jose; e Juca de Oliveira, como o enfermo pai de Teca. A direção de Carlos Alberto Riccelli é consistente: não força estilo e não perde o ritmo.

O Signo da Cidade não é o melhor filme já produzido em terras brasileiras, mas com certeza é um ganho para a cinematografia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário