sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Última Casa X A Sombra no Inimigo: História e roteiro

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Uma boa história não é garantida de um bom roteiro. Entram em cartaz essa semana no Brasil dois filmes que infelizmente comprovam essa situação.

Uma dificuldade a ser superada quando se escreve um suspense é encontrar formas de colocar os personagens em situações tensas sem forçar a barra. Em A Última Casa da Rua (House at the End of the Street), a estupidez dos personagens é a força-motriz de muitas cenas. Se houvesse um pouquinho mais de inteligência neles, o filme não aconteceria.

Elissa (Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes) acaba de se mudar com a mãe (Elisabeth Shue, de Um Divã para Dois) para uma casa nova. No final da rua, há uma famigerada residência, cenário de um crime brutal ocorrido quatro anos atrás. O único sobrevivente (Max Thieriot, de A Sétima Alma) da família assassinada no local ainda mora por ali e Elissa começa a se envolver com ele.


A estupidez não está em se aproximar do rapaz, já que evita-lo gratuitamente seria preconceituoso. O problema está na curiosidade da moça, que volta e meia se embrenha em situações em que o aconselhável seria fugir.

Outra falha do roteiro está em incluir cenas que parecem gratuitas, mas depois se provam necessárias para fazer o enredo funcionar. O deslize fica evidente pela falta de competência de conseguir deixar a história ser contada de forma orgânica.


O problema de A Sombra do Inimigo (Alex Cross) não é um personagem idiota, já que o protagonista é um investigador inteligente (Tyler Perry, de Star Trek). A falha do roteiro está nos diálogos, especialmente na apresentação do personagem por cenas forçadas e esquisitas.

Depois que se supera o começo sofrível do filme, as coisas se desenvolvem com mais tranquilidade. Aí é possível se envolver na caçada do detetive por um cruel assassino em série (Matthew Fox, de Speed Racer).

Os dois filmes trazem histórias muito interessantes, com reviravoltas surpreendentes. Infelizmente falta talento para entregar um roteiro que faça justiça às tramas.

A Última Casa da Rua (House at the End of the Street)
Direção: Mark Tonderai
Roteiro: David Loucka
Elenco: Jennifer Lawrence, Max Thieriot, Elisabeth Shue, Gil Bellows, Nolan Gerard Funk, Eva Link, Allie MacDonald
Duração: 101 minutos
País: EUA, Canadá

Nota: 5

A Sombra do Inimigo (Alex Cross)
Direção: Rob Cohen
Roteiro: Marc Moss, Kerry Williamson
Elenco: Tyler Perry, Matthew Fox, Rachel Nichols, Jean Reno, Edward Burns, John C. McGinley
Duração: 101 minutos
País: EUA

Nota: 4

2 comentários:

  1. essa materia toda é uma bosta esses dois filmes são muito bem elaborados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Com certeza todos temos direito à opinião. Vamos a algumas considerações minhas:
      1 - Em minha opinião, os filmes têm falhas no roteiro.
      2 - Em minha opinião, boa educação é uma postura obrigatória.
      3 - Em minha opinião, qualquer parágrafo do artigo é muito mais elaborado do que o comentário raso e agressivo que você postou.

      Atenciosamente,
      Edu

      Excluir