quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Histórias Cruzadas: Várias faces do racismo

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A discriminação é um assunto complexo e o filme Histórias Cruzadas (The Help) dá conta de vislumbrar várias frentes deste tema nas histórias de cada personagem. O racismo é o principal tipo de discriminação abordado no roteiro, mas há outros.

Skeeter (Emma Stone, de Amor a Toda Prova) é uma mulher independente no sul dos Estados Unidos no começo da década de 60, por isso também é alvo de olhares condenadores. Ela não vê a necessidade de casar, apesar da pressão de sua família.

A jovem sonha em ser escritora e tem uma ideia bombástica para um livro: contar a história das criadas negras, que criam as crianças brancas de famílias mais ricas sem poder usar o mesmo banheiro que os patrões. Nos contos sofridos dessas mulheres é que se vê parte do racismo denunciado pelo filme.


As outras jovens da cidade mostram outras formas desse tipo de preconceito. Seja aquela que é pressionada pelas amigas a discriminar a empregada, seja a que pensa que não é racista, apesar de considerar os negros seres inferiores que necessitam dos cuidados e amparo dos brancos.

O medo dos ataques da Ku Klux Klan está presente, mas não é o foco. A fita tem como objetivo mostrar a discriminação que encontramos mais facilmente, porém identificamos com mais dificuldade.

Entre as empregadas entrevistadas por Skeeter está Minny (Octavia Spencer, de Assalto em Dose Dupla), uma mulher que usa a discriminação como escudo. Ela é altamente desconfiada dos brancos. Seu preconceito nasce do trauma.

Finalmente há a história de Celia Foote (Jessica Chastain, de A Árvore da Vida), a patroa de Minny. Ela é uma mulher branca, rica e muito bem casada. Celia poderia ser muito feliz, mas não é isso o que acontece. Fofocas mancham sua reputação e ela se isola na mansão. Seu marido é tudo o que tem, por isso ela morre de medo de perdê-lo. Por isso, é capaz de esconder certas coisas dele, como suas inaptidões domésticas.

Com atuações impressionantes, Histórias Cruzadas passa sua mensagem e nos faz reparar em sutis discriminações que ainda residem em nossa sociedade.


Histórias Cruzadas (The Help)
Roteiro e Direção: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Ahna O'Reilly, Allison Janney
Duração: 146 minutos
País: EUA, Índia, Emirados Árabes Unidos

Nota: 8

2 comentários:

  1. esse filme é mto bom, aprendemos muitas coisas com "ele".
    E esse é um fato, q acontece mto na sociedade, nao de escravas negras, mas de racismo, de preconceito uns com os outros, nao só pela cor, mas tbm pela condição de vida, pela aparencia!!
    O que eu acho,...neh... impossível descrever, pq sao tantas coisas ruins causadas pelo ser humano, q as vezes, nem acreditamos que fazemos, mto menos no q os outros fazem, q mtas vezes é mto pior!!!

    ResponderExcluir