quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Mulher de Preto: Medo inanimado

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Da mesma forma que acontece com O Despertar, o filme A Mulher de Preto (The Woman in Black) tem uma história banal, dessas que se conta em fogueiras de acampamento. Todavia, ao contrário da produção estrelada por Rebecca Hall, o filme protagonizado por Daniel Radcliffe (Harry Potter e as Relíquias da Morte) consegue manter alguma personalidade para que se diferencie entre outros títulos do gênero.

Radcliffe interpreta Arthur, um advogado viúvo que deve arrumar a documentação de um casarão para que o imóvel possa ser vendido. A aldeia próxima à tal mansão é habitada por pessoas desconfiadas que parecem fazer de tudo para encurtar a estadia de Arthur.

O advogado não arreda pé do local porque seu emprego está em risco. Em sua insistência, Arthur descobre que muitas crianças da vila têm mortes trágicas e o povo local responsabiliza um espírito que assombra a mansão pelos terríveis acontecimentos.


Eis a premissa que não esbanja originalidade. O diferencial de A Mulher de Preto está principalmente na direção de arte, que escolheu brinquedos antigos e macabros para “enfeitar” o casarão fantasmagórico. A opção faz sentido porque grande parte das cenas de tensão acontecem quando o protagonista está sozinho. Assim, aposta-se em objetos assustadores.

O que impressiona é o fato de que os brinquedos são autênticas peças de antiquário e não réplicas exageradas produzidas especialmente para o filme. As peças foram cedidas por um colecionador.

Outro ponto positivo em A Mulher de Preto é a escolha de enquadramentos feita pelo diretor James Watkins (Sem Saída). Desde a cena inicial, vislumbra-se momentos em que a câmera cria imagens bonitas para contar uma história sombria.


A Mulher de Preto (The Woman in Black)
Direção: James Watkins
Roteiro: Jane Goldman
Elenco: Daniel Radcliffe, Janet McTeer, Ciarán Hinds
Duração: 95 minutos
País: Reino Unido, Canadá, Suécia

Nota: 6

Um comentário:

  1. De fato, não há nada de novo nesse filme, mas o suspense é mesmo eficiente. Também gostei da direção de arte, que dá um show na decoração e concepção da mansão em todos os sentidos.

    ResponderExcluir