sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bubba Ho-Tep: Criatividade não se compra

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quando um filme é acometido por um orçamento apertado, é imperativo abusar de algo valioso que não se pode ser medido em cifras: a criatividade. Bubba Ho-Tep foi realizado por cerca de US$ 500 mil. Portanto, muita originalidade teve de ser empenhada para concretizar o filme.

A criatividade já existia no conto de Joe R. Lansdale que deu origem ao roteiro. A história parte da premissa de que Elvis não morreu. Na verdade ele trocou de identidade com um de seus mais talentosos imitadores na década de 70. Atualmente, o velho Rei do Rock (Bruce Campbell, de Burn Notice) mora em um asilo onde ninguém acredita em sua história de vida secreta.

Seu único confidente é Jack (Ossie Davis, de The L World), paciente do asilo que acredita ser o ex-presidente dos Estados Unidos Jack Kennedy. Quando confrontado com o fato de ele ser negro enquanto o finado político ser branco, ele diz que a CIA tingiu sua pele. Como é o único que acredita em Elvis, o protagonista não tem outra opção de parceiro.

Até aí já se tem a união de dois personagens curiosos, mas ainda há mais ingredientes nessa mistura maluca que o filme propõe. Um mistério assola o asilo: alguns dos pacientes estão sendo atacados e mortos por uma espécie de monstro na calada da noite.


O que começa como drama cômico absurdo, passa para terror e finalmente chega em aventura quando Elvis e Jack decidem investigar o mistério. Os dois idosos preparam-se para enfrentar o monstro.

O teor da história colabora para as restrições orçamentárias. Com quase toda a ação de passando em um único lugar (o asilo), economiza-se em locações e logística. A trilha musical também foi influenciada pela verba curta. Apesar de ser o personagem principal do enredo, não há qualquer música de Elvis executada no decorrer do filme, porque os direitos autorais seriam caros demais. Os efeitos especiais são toscos, mas a proposta trash do filme faz o espectador relevar essa característica e até rir dela.

Por todas suas particularidades, Bubba Ho-Tep é um filme difícil de aceitar. Por essa razão, a produção de 2002 permanece inédito no Brasil. No entanto, quem for curioso e menta-aberta o suficiente pode encontrar nele uma fonte de boas risadas.


Bubba Ho-Tep
Roteiro e Direção: Don Coscarelli
Elenco: Bruce Campbell, Ossie Davis, Ella Joyce, Heidi Marnhout, Bob Ivy
Duração: 92 minutos
País: EUA

Nota: 7

Bubba Ho-Tep foi assistido em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário