quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Bruno







Sinopse: O extravagante repórter homossexual austríaco quer levar seu show e ser famoso nos Estados Unidos.


Ficha Técnica
Bruno (Brüno)
Direção: Larry Charles
Roteiro: Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Mazer, Jeff Schaffer
Elenco: Sacha Baron Cohen, Gustaf Hammarsten, Clifford Bañagale
Duração: 81 minutos


Mantendo o nível do humor
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Para quem gostou de Borat, a boa notícia sobre o filme Bruno (Brüno) é que o mesmo tipo de humor é explorado pelo versátil comediante Sasha Baron Cohen. Dessa vez o alvo de suas piadas é o preconceito dos estadunidense, seja ele racial ou homofóbico.

Portanto, é possível esperar muitos momentos repletos de vergonha alheia e uma ousadia inacreditável. As cenas são tão fortes que em vários países do mundo a estreia teve problemas e o longa teve de ser remontado para poder ser exibido no circuito de cinema. Na ocasião do lançamento do DVD, pode-se esperar com grande certeza que haverá disponível no mercado uma versão sem cortes, ainda mais forte.

O que agradava na linguagem de sua empreitada anterior era a infalibilidade de gênero. Explicando esse palavrão: em toda a cena o filme parecia exatamente com um documentário, dos créditos iniciais aos finais. Bruno, apesar da narração feita pelo protagonista, foge um pouco dessa fórmula e acaba sendo apenas mais uma ficção, perdendo o interessante diferencial de outrora.

O objetivo de suas piadas, felizmente, continua o mesmo. Cohen monta situações para denunciar muito problemas na sociedade e no modo de vida dos estadunidenses. O problema é que depois de terminadas as filmagens muitas pessoas que participaram disseram que suas cenas foram ensaiadas e que aquelas circunstâncias absurdas são na verdade apenas uma obra da imaginação do roteiro. Com esses fatos, a denúncia perde força.

Considerando tudo isso, Bruno é altamente recomendável para quem está interessado apenas no humor que Sasha Baron Cohen já se mostrou capaz de oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário