quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Borat: o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Casaquistão Viaja À América




Sinopse: O repórter de TV do Casaquistão Borat é enviado aos Estados Unidos para retratar o país em um documentário. Ele ignora sua tarefa principal para localizar Pamela Anderson e casar-se com ela.


Ficha Técnica
Borat: o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Casaquistão Viaja À América (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan)
Direção:
Larry Charles
Roteiro:
Sacha Baron Cohen e Anthony Hines
Elenco:
Sacha Baron Cohen, Ken Davitian
Duração:
84 minutos


Humor politicamente incorreto 
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O apecto mais marcante em Borat: o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Casaquistão Viaja À América (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan) são as piadas. Até aí nada de surpreendente, considerando que o filme é uma comédia. A diferença está no humor politicamente incorreto ao extremo que é apresentado: há piadas homofóbicas, racistas e anti-semitas, entre outras.

O que poderia resultar em um desastre é facilmente contornado quando o protagonista é apresentado como um homem inocente que não teve oportunidade para entrar em contato com essas pessoas e só pôde receber informações cheias de misticismo e tradicionalismo irracional. O roteirista/ator principal Sacha Baron Cohen (Madagascar) tem certa moral para fazer piadas anti-semitas por ser de família judia e, por isso mesmo, os hebreus são os mais castigados pelo humor do filme.

Como é fácil de se notar, o título da fita é enorme; mas algo se perde na adaptação. Além de não ser uma tradução mais literal – que seria algo parecido com "Borat: Aprendizado Cultural da América para Benefício da Gloriosa Nação do Cazaquistão" –, perdem-se os erros gramaticais que são mais uma fonte de piadas do filme. Em alguns trechos, as legendas conseguem adaptar tais erros e manter a graça em algumas seqüências.

Há ainda espaço para a mistura de dois gêneros em um mesmo filme. Por causa da premissa inicial, Borat tem várias cenas com ares documentais forte. A autenticidade é sustentada devido às improvisações de Sasha interagindo com não-atores. O outro gênero que entra no enredo é o road movie, dessa vez por causa da viagem em busca do amor de Pamela Anderson. As diversas paradas dos personagens permitem que a estrutura do conjunto seja quase que episodial. Quem tiver desapego suficiente para rir das piadas, irá aproveitar uma ótima comédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário