quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Onda



Sinopse: O professor Rainer Wenger, adepto de pensamentos anarquistas, é encarregado de dar aulas sobre ditaduras. Então, entre os alunos, surge uma questão sobre o que leva as pessoas a apoiarem este tipo de governo. Partindo desta ideia, ele decide submeter os alunos a uma experiência pouco ortodoxa. Mas ela acaba saindo do controle. Baseado em fatos.


Ficha Técnica
A Onda (Die Welle)
Direção:
Dennis Gansel
Roteiro:
Dennis Gansel, Peter Thorwarth
Elenco:
Juergen Vogel, Jennifer Ulrich, Frederick Lau, Max Riemelt
Duração:
107 minutos

 por Eliezer Abrantes Rodrigues

(Spoilerômetro: )

Em 1º de setembro de 2009 irá se completar 70 anos que o exército alemão invadiu a Polônia, desencadeando a Segunda Guerra Mundial, sendo contada e recontada à exaustão no cinema, tornado-se um quase certo sucesso de bilheteria.

Mais do que as questões militares e todo o imaginário construído sobre essa guerra, o que mais fascina as pessoas ao redor do mundo que tem o mínimo de noção de história são as atrocidades cometidas pelo nazi-fascismo sempre seguida pela pergunta: “como isso pode acontecer?” Não é uma pergunta com uma reposta simples, ou com apenas uma resposta, mas o filme A Onda (Die Welle) faz uma reflexão sobre o assunto de forma interessante.

Baseado em uma experiência desenvolvida por um professor de história de Cubberley High School, em Palo Alto, Califórnia, no ano de 1967, este relato foi transformado em livro e em filme para TV americana nos anos 1980. Agora, às vésperas dos 70 anos da ofensiva alemã contra a Polônia, o caso é transportado para a Alemanha do século XXI que dá atualidade ao tema.

O ponto positivo dessa produção alemã, além do excelente elenco, é a busca de não demonizar explicitamente o nazismo, mas levar o expectador a pensar sobre o porquê de muitas ditaduras serem referendadas pela população.

A primeira impressão que algum desavisado pode ter seria de que este tipo de governo pode trazer alguma solução aparentemente imediata, mas vale ressaltar que o filme ao demonstrar os discursos vazios, as palavras de ordem e os símbolos possuem a função de manipular as pessoas para que um determinado grupo tenha o Poder.

Outra coisa legal do filme é a trilha sonora: logo no começo o diretor Dennis Gansel opta por fazer uma interessante ironia enquanto filma a seqüência de Jürgen Vogel se encaminhando à escola ao som de "Rock ‘n’ Roll High School", dos Ramones.

A Onda, mais do que um exercício sobre a história é também uma reflexão bastante coerente com o que tem ocorrido em nossa época, no qual fatos como os plebiscitos de Hugo Chaves, o Patriot Act nos Estados Unidos, o golpe militar em Honduras leva a outra questão: até que ponto apenas um homem ou um pequeno grupo se mantém no poder se não tiver o aval alienado da população?

Nenhum comentário:

Postar um comentário