sexta-feira, 7 de junho de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Além do Arco-Íris

Laura (Agathe Bonitzer, de De Volta para Casa) sonha com o Príncipe Encantado, apesar de ser uma moça moderna. Ela conhece Sandro (Arthur Dupont, de Os Sabores do Palácio) em uma festa e sente que uma história de amor está para começar.

O filme se inspira em elementos de contos de fadas. Por isso, traz imagens que parecem tiradas de livros de fantasia, apesar de o cenário ser a Paris de hoje. O problema é que se dedica demais nessa proposta de gênero e se esquece de contar uma boa história.

LEIA MAIS:
Visão Estrangeira: Agnès Jaoui (BRCine)
Entrevista com diretora (SaraviaConteúdo) – em breve

Além do Arco-Íris (Au bout du conte)
Direção: Agnès Jaoui
Roteiro: Jean-Pierre Bacri, Agnès Jaoui
Elenco: Agathe Bonitzer, Agnès Jaoui, Arthur Dupont, Jean-Pierre Bacri, Benjamin Biolay
Duração: 112 minutos
País: França

Nota: 4


Depois da Terra

Cypher (Will Smith, de MIB³ - Homens de Preto 3) e Kitai (Jaden Smith, de Karate Kid) são os únicos sobreviventes do acidente com uma nave espacial. Eles caem na Terra, um planeta que não suporta mais a vida humana.

Uma história saída da cabeça de Will Smith e dirigida por Shyamalan (O Último Mestre do Ar) parece uma receita indigesta. O positivo é que o filme consegue ser melhor do que se espera, mas não quer dizer que possa ser considerado bom.

Depois da Terra (After Earth)
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: Gary Whitta, M. Night Shyamalan
Elenco: Jaden Smith, Will Smith, Sophie Okonedo, Zoë Kravitz
Duração: 100 minutos
País: EUA

Nota: 4


O Grande Gatsby

Gatsby (Leonardo DiCaprio, de J. Edgar) é um rico e misterioso homem da Nova York dos anos 1920 que sedia grandes festas em sua mansão. Ele é apaixonado por Daisy (Carey Mulligan, de Shame), uma mulher casada.

Quando falei de Django Livre, disse que o resultado não fugia do esperado. O mesmo vale para esse filme. Pegue todas as fórmulas e maneirismos do diretor Baz Luhrmann (Austrália) e junte com a história escrita por F. Scott Fitzgerald. O que se imaginar dessa união estará próximo do que foi impresso na tela – para o bem, ou para o mal.

LEIA MAIS:
Matéria: Quando Luhrmann encontra Fitzgerald (SaraivaConteúdo)

O Grande Gatsby (The Great Gatsby)
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann, Craig Pearce
Elenco: Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Joel Edgerton, Tobey Maguire, Isla Fisher, Elizabeth Debicki
Duração: 142 minutos
País: Austrália, EUA

Nota: 5


As Hiper Mulheres

Um ritual feminino indígena parece estar com os dias contados, pois a única mulher que conhece todas as cantorias está debilitada. Mesmo assim, a tribo se prepara para a celebração.

O andamento lento e quase ritualístico do filme está alinhado ao modo de vida dos índios. Soma-se isso ao registro antropológico realizado, e se tem uma obra audiovisual imperativa.

As Hiper Mulheres (Itao Kuegü)
Roteiro e Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
Elenco: Kanu Kuikuro, Aula Kuikuro
Duração: 80 minutos
País: Brasil

Nota: 8

As Hiper Mulheres foi visto no Olhar de Cinema 2012 (Curitiba).


Odeio o Dia dos Namorados

Débora (Heloísa Perisse, de O Diário de Tati) é uma publicitária bem-sucedida que não acredita no amor. Um compromisso profissional a obriga a reencontrar Heitor (Daniel Boaventura, de Dercy de Verdade). A partir daí, ela terá a chance de reavaliar seu estilo de vida.

A nova comédia de Roberto Santucci (De Pernas pro Ar 2) seque a mesma linha de seus trabalhos anteriores. Assim, o mesmo público que prestigia seus filmes se divertirá com o humor inocente oferecido.

LEIA MAIS:
Entrevista: Os Reis da Comédia: Roberto Santucci (Saraiva Conteúdo)

Odeio o Dia dos Namorados
Direção: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino, Marcelo Saback
Elenco: Heloisa Périssé, Daniel Boaventura, Marcelo Saback, André Mattos, Danielle Winits, Fernando Caruso, Daniele Valente
Duração: 92 minutos
País: Brasil

Nota: 6

Réquiem para Laura Martin

Maestro entra em crise depois que sua amante e assistente fica doente. Ele não consegue mais compor e não acha sentido para sua vida.

LEIA MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário