sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Lugar onde Tudo Termina: 3 em 1

 por Moura

Spoilerômetro:  (?)


Já usei o tal spoilerômetro (repita esse nome pros seus amigos!) amarelo porque se você quiser saber mesmo mais sobre O Lugar onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines), vai descobrir que de veras o filme conta três histórias. Elas tão tudo ligada, mas são três paradas.

A gente começa com Luke (Ryan Gosling, de Caça aos Gângsteres), um cara que faz aquele show de globo da morte que eu nunca vi muita graça. Em cada cidade que o circo para, o Luke dá um cutucada numa mina local. Só que nessas ele embuchou a Romina (Eva Mendes, de Holy Motors), aí ele decide ficar por lá mesmo.

O problema é que a garçonete já arrumou outro macho pra cuidar do pimpolho do Luke. O cara relembra os tempos de Drive e arruma um trampo numa oficina. Nas horas vagas, rouba uns bancos e dá o dindin pra Romina.

Numa dessas fitas o Luke é pego pela polícia e leva uns pipocos. Aí ele morre. Isso mesmo, o mano bate com as doze no meio do filme. Aí a gente segue pra segunda história.


O poliça que aplicou o golpe de tiritsu no Luke é o Avery (Bradley Cooper, de Se Beber, não Case III). Ele é o raro caso de enfardado honesto, mas seus colegas não são assim. A segunda parte de O Lugar onde Tudo Termina vai pelo lado podre de quem devia estar do lado da lei.

Quinze anos depois começa a terceira parte do filme. Agora Avery é um promotor em eleição, um trampo que não deve ser estressante, porque o Avery continua bonitão. Nem um cabelinho grisalho Gressin 2000 o pessoal da produção não foi capaz de arrumar.

O personagem principal desse finalzinho é o AJ (Emory Cohen, de Nova York, Eu Te Amo), filhão do Avery. O muleque deve ter passado a infância jogando bolinha de gude no carpete e cresceu todo revolts da vida. Ele troca de escola para ir morar com o paizão e faz amizade com Jason (Dane DeHaan, de Os Infratores), que numa virada de roteiro de novela mexicana, é o filho do Luke lá do começo do nosso conversê.


Logo no primeiro dia, o AJ encomenda com o Jason umas dorguinhas pra diversão do pessû. Claro, teu pai é um homem da lei em campanha e tu vai atrás do primeiro cara que conhece pra ser seu dealer. Prêmio Nobel pro AJ! É ovbio que dá me^%@!

No final, O Lugar onde Tudo Termina passa uma mensagem meio triste, de que tem uns troços na vida que não dá pra fugir. Pra isso, eles podiam ter dado um gás pro filme não ficar com mais de duas horas de duração, mas tudo bem. Dá pra pensar que a gente tem que aproveitar o que dá pra aproveitar e aceitar o que não dá pra mudar.


O Lugar onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines)
Direção: Derek Cianfrance
Roteiro: Derek Cianfrance, Ben Coccio, Darius Marder
Elenco: Ryan Gosling, Eva Mendes, Bradley Cooper, Emory Cohen, Dane DeHaan, Rose Byrne, Ray Liotta
Duração: 140 minutos
País: EUA

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário