sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fogo na Bomba: VIPs: Dentro da mente de um criminoso

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro
VIPs
Uma Mente Brilhante

A seção Fogo na Bomba é destinada a discutir o final de um filme. Como contar o desfecho de uma história pode ser considerado uma baita sacanagem, nada melhor do que começar com um filme cujo protagonista é uma grande sacana.

VIPs, longa-metragem que recentemente alcançou a marca de 500 mil espectadores, dá uma explicação para o comportamento golpista de Marcelo Nascimento. Tal façanha foi tentada por muitas reportagens sobre o falso dono da Gol no Recifolia tantaram fazer, sem sucesso.

Cabe aqui um parênteses: não sou estudioso de psicologia. Por isso, minhas explicações serão bem superficiais. Pessoas mais entendidas no assunto são convidadas a deixar um comentário (bem educado, é lógico).

Pois bem, alguns artigos defenderam que Marcelo seria um psicopata, uma pessoa incapaz de sentir amor por outra pessoa que não seja ela mesma. Os psicopatas também não conseguem decernir muito bem o certo do errado.

Outras reportagens especulavam que Marcelo seria um mitomaníaco, uma pessoa que tem a necessidade de contar mentiras e criar histórias falsas sobre si mesmo.

O filme estrelado por Wagner Moura segue uma linha diferente das duas citadas acima. A tese de VIPs não se baseia em indícios reais, mas cria uma solução dramática interessante.


No longa, Marcelo teria uma espécie de esquizofrenia, um tanto parecida com a do protagonista de Uma Mente Brilhante. No filme nacional, o anti-herói criou para si uma figura paterna (que lhe é ausente), que seria um piloto. Esse pai é a projeção de seu sonho de voar e escapar da realidade triste em que vive.

Com essa mudança, cria-se simpatia pelo falsário, já que ele não tem culpa. Trata-se de uma pessoa doente, que precisa de ajuda psicológica. Já o mistério em torno da razão que leva o Marcelo Nascimento real a aplicar seus golpes continua sem solução.

Para saber mais sobre o personagem real, aconselho a leitura do livro VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso e aguardar a estreia do documentário homônimo.

O livro é escrito por Mariana Caltabiano e o documentário, que deve estrear em breve, também tem direção dela. Essas duas obras são muito engraçadas e merecem a atenção do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário