segunda-feira, 2 de maio de 2011

Água para Elefantes: Esqueceram do Hal Holbrook!


 por Edu Fernandes
Spoilerômetro:

O filme Água para Elefantes tem em si uma grande contradição. O longa busca o glamour do cinema à moda antiga, mas faz questão de minimizar ao máximo a participação do veterano ator Hal Holbrook.

Desde antes da estreia esse clima desrespeitoso em relação a Hal podia ser percebido. Um dos trailers do filme não faz qualquer menção a ele: suas cenas não fazem parte do vídeo e seu nome não é anunciado como um dos pontos fortes do produto.

Até para achar essa foto aí de cima foi difícil! No kit de imprensa que a Fox distribuiu não há qualquer foto dele!

Seu papel é importante demais para que a situação de “esquecimento” seja aceitável. Ele interpreta a versão idosa do personagem principal e sua função seria narrar a história de sua vida no circo, quando se apaixonou pela dona de seu patrão.


Ele até começa a locução, mas sua voz é rapidamente substituída pela de Robert Pattinson, ator que interpreta o protagonista na juventude. Os produtores preferiram focar seus esforço em maximizar a participação do jovem galã do que prestar a merecida homenagem a Holbrook.


Tudo bem que Pattinson tem uma legião de fãs, mas não precisava valorizar seu nome em detrimento de outro ator que até agora mostrou-se muito mais talentoso do que ele. Há pouco tempo atrás Holbrook foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante por Na Natureza Selvagem, enquanto Pattinson coleciona MTV Movie Awards e seus filmes são indicados ao Framboesa de Ouro.

O elenco de Água para Elefantes ainda conta com dois ganhadores do Oscar: Reese Witherspoon (que levou por Johnny e June) e Christoph Waltz (premiado por Bastardos Inglórios).A atriz já entregou trabalhos muito mais inspirados enquanto o ator austríaco é o responsável pela melhor (entre poucas boas) cena do filme.

No final das contas, os produtores fazem um favor a Hal Holbrook com essa postura. Ele não merece ser lembrado por esse filme fraco.

4 comentários:

  1. Pattinson fede; sua melhor atuação foi quando ele era um desconhecido e bateu as botas em Harry Potter 4! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Um filme com Christoph Waltz e Hal Holbrook com esse Pattinson é muito surreal. Fico até receosa de ver, porque esse fedelho não tem um pingo de expressão nem pra dar entrevista, esse mongol acéfalo, quanto mais pra atuar. Será que os outros 3 seguram o rojão?

    ResponderExcluir
  3. Cadê a crítica? o que eu vi foi só uma reclamação pessoal. Nem em cima do muro vc ficou, cadê a crítica construtiva? Quais os pontos bons e ruins do filme? O que foi apresentado é apenas uma questão pessoal.

    ResponderExcluir
  4. Delandro, obrigado por sua visita e por sua preocupação.
    O texto acima não é uma crítica ao filme, mas à conduta dos produtores/distribuidores de querer esconder a presença de um ator tão talentoso.
    Respondendo a suas perguntas: O ponto bom do filme é sua direção de arte, o ruim é o roteiro simplista.
    E sim, o que foi apresentado é uma questão pessoal. Trata-se de uma idginação com o desrespeito à figura do Hal Holbrook.

    Abraço

    ResponderExcluir