sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Origem



Sinopse: Em um mundo no qual há uma tecnologia que torna possível entrar no subconsciente de uma pessoa por meio dos seus sonhos, um ladrão altamente gabaritado tem a chance de limpar seu nome após fazer um último trabalho: uma inserção de uma ideia na mente de um alto executivo.


Ficha Técnica
A Origem (Inception)
Roteiro e Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Tom Hardy, Ken Watanabe, Dileep Rao, Cillian Murphy, Tom Berenger, Marion Cotillard, Michael Caine
Duração: 148 minutos
País: EUA, Reino Unido


 por Guilherme Kroll

(Spoilerômetro: )

Você certamente tem algum amigo ou parente que tem dificuldades em entender plots complicados e fica te perguntando o tempo todo o que está acontecendo durante o filme. Se sim, deixe essas pessoas bem longe quando for ver A Origem (Inception). No filme de Christopher Nolan há tantos níveis de ação dentro dos sonhos que só quem pega rápido detalhes do roteiro não vai se perder na história.

E que história! Nolan e um elenco estelar (nada menos do que sete indicados ao Oscar) contam a trama do ladrão de informações escondidas em sonhos Cobb (Leonardo DiCaprio) que é contratado por um empresário japonês (Ken Watanabe) para plantar na mente de seu principal adversário a ideia de dividir o império de seu pai, deixando o caminho livre para o personagem de Watanabe. O projeto é ousado, mas o contratante oferece uma proposta irrecusável: a promessa de limpar o nome de Cobb, permitindo que ele possa re-encontrar seus filhos.

Para tanto, DiCaprio reúne um time de especialistas em navegar pelos sonhos, com destaque para a promissora arquiteta de labirintos interpretada por Ellen “Juno” Page, Ariadne – cujo nome é inspirado na heroína da mitologia grega que ajudou Teseu a derrotar o Minotauro em seu labirinto.

Desse conceito que vem o título original do filme, “Inception”, ou inserção em uma tradução livre. Por que a distribuidora brasileira optou por chamar o filme de A Origem é algo que está além da minha compreensão. Esse título brasileiro é ruim, não diz nada sobre o filme e não é esclarecido ao final. Em resumo, uma péssima escolha.

Mas ainda bem que é a única coisa ruim no filme, pois a direção de Nolan está excelente. O cineasta, que arrebata fãs desde Amnésia está em sua melhor forma, dosando boas cenas de ação com dramáticas excepcionais, sobretudo nas com participação da sempre ótima Marion Cotillard.

Lógico que o roteiro, original do próprio Nolan (mas com inspiração clara nos livros de Philip K. Dick), ajuda muito pois a narrativa é arrebatadora, porém tudo na produção funciona perfeitamente, como uma engrenagem de um relógio, resultando num filme preciso, redondo, impressionante e imperdível.


6 comentários:

  1. eu adorei o filme...concordo com vc.

    ResponderExcluir
  2. Alguma semelhança com "Paprika"???

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é perfeito! A história é muito foda!
    Um dos melhores que ja vi!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi Páprika, mas pelo que sei tem alguns pontos em comum, sim.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço nenhum filme recente (3, 4 ANOS)em que o marketing está tão pesado. Críticas, comentarios, blogs, jornais - especializados ou não - só dizem maravilhas, um filme sem defeitos. Será mesmo tão fabuloso? Ou é só um balão de ar, grande, colorido e sem nada por dentro. Vou assistir mesmo estando com os "quatro pés" atras.

    ResponderExcluir