quarta-feira, 7 de julho de 2010

Almas à Venda





Sinopse: Paul Giamatti esta decepcionado com seu desempenho durante os ensaios da peça Tio Vânia. Para se sentir mais leve, recorre a uma clínica que retira a alma de seus clientes.



Ficha Técnica
Almas à Venda (Cold Souls)
Roteiro e Direção: Sophie Barthes
Elenco: Paul Giamatti, Dina Korzun, David Strathairn, Emily Watson
Duração: 101 minutos
País: EUA, França


Quero Ser Charlie Kaufman
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

O roteirista Charlie Kaufman é reconhecido por sua grande criatividade, que chega a testar o limite da sanidade mental. A diretor/roteirista francesa Sophie Barthes quis homenagear Kaufman em sua estreia na direção de longas-metragens,com similaridades gritantes em seu roteiro com de seu inspirador.

No elenco de Almas à Venda (Cold Souls), Paul Giamatti interpreta a si mesmo. De maneira semelhante, John Malkovich – outro ator muito talentoso, embora seu nome sozinho também não seja capaz de comover massas às salas decinema – interpreta a si mesmo em Quero Ser John Malkovich (1999). A atuação de Paul é soberba e, graças a seu trabalho, muitos diálogos engraçados e enlouquecidos ganham um colorido muito especial.

Pois bem, Paul Giamatti está em crise em seu trabalho, da mesma forma que o personagem de Nicolas Cage tem um bloqueio criativo em Adaptação (2002). Dessa vez, Cage não interpreta a si mesmo, mas ao próprio Charlie Kaufman e seu irmão gêmeo totalmente fictício – embora Donald Kaufman também assine o roteiro.

Para tentar resolver seu problema, Giamatti se dirige a uma esquisita clínica médica que promete remover sua alma, para que ele possa ficar mais tranquilo. Esse mesmo movimento pode ser visto pelo personagem defendido por Jim Carrey em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004). É claro que, nas duas jornadas, os protagonistas se arrependem dos procedimentos médicos e decidem voltar atrás e recuperar sua alma, ou as memórias de um relacionamento amoroso fracassado.

Fãs de Charlie Kaufman, amantes de filmes ousados em seus roteiros e amantes do bom cinema podem ver Almas à Venda na certeza de uma experiência cinematográfica no mínimo curiosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário