quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar



Sinopse: O menino Sosuke vive perto do mar, e um dia encontra um peixe dourado entalado em uma garrafa. Ele consegue salvar o peixe e, para sua surpresa, descobre uma grande amizade – seu peixe dourado é um ser mágico que veio do oceano, Ponyo.


Ficha Técnica
Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo)
Roteiro e Direção: Hayao Miyazaki
Elenco: Yuria Nara, Hiroki Doi, Jôji Tokoro, Tomoko Yamaguchi
Duração: 101 minutos
País: Japão


 por Thaíse Costa

(Spoilerômetro: )

Em tempos de megaproduções realizadas com muita dose de computação gráfica e técnicas 3D, Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo) vem para mostrar que a animação clássica de qualidade é perene. É impressionante como uma narrativa tão delicada, com poucos artifícios modernos, se encaixa de maneira tão perfeita no imaginário infantil. Mas isso não é à toa: trata-se de mais uma obra-prima de Hayao Miyazaki, que possui uma incrível capacidade de se comunicar com a criança nos mais diversos níveis. Com isso, facilmente conquista também os adultos.

Miyazaki escreveu e dirigiu clássicos como Tonari no Totoro (Meu vizinho Totoro), de 1988; Kaze no tani no Naushika (Nausicäa), de 1986; Mononoke-hime (Princesa Mononoke), de 1997 e o vencedor do Oscar de melhor Animação A viagem de Chihiro, de 2001. Seus filmes, embora destinados a crianças de idades muito diversas – incluindo-se aqui aquelas com mais de 18 anos –, têm em comum a grandiosidade criativa de um mestre, aliada à animação clássica 2D.

Se colocarmos Ponyo em uma escala de aproximação com outros filmes de Miyazaki, no que se refere a temática e complexidade narrativa, ele é muito próximo de seu filme de 1988, Meu Vizinho Totoro – para crianças bem pequenas. Em Ponyo podemos ver toda a elegância de um universo mágico paralelo ao universo “real”, em que a protagonista é uma espécie de Pequena Sereia.

Somam-se ao tom de conto de fadas, e às referências a mitos e seres mágicos, sequências de uma incomparável beleza visual. Uma pena que o público brasileiro tenha tido que esperar nada menos que dois anos para vê-lo na telona. Enfim, é uma boa oportunidade para visitar os cinemas com os pequenos. Qualidade garantida e imperdivel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário