quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Deixa Ela Entrar






Sinopse: Oskar é um garoto solitário de 12 anos que é sempre incomodado por garotos valentões em sua escola. Sua solidão acaba quando ele conhece Eli, sua nova vizinha. Ela também tem 12 anos, há séculos...


Ficha Técnica 
Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in)
Direção:
Tomas Alfredson
Roteiro:
John Ajvide Lindqvist
Elenco:
Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar
Duração:
115 minutos


"I'd say you were within your rights to bite"*
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O primeiro amor é um tema que muitas pessoas gostam de ver no cinema (e nos livros, e na televisão,...), mas é algo muito difícil de ser transmitido com sinceridade. Além da idade difícil que os atores precisam ter, trata-se de uma questão delicada e sutil, sendo muito fácil passar do ponto e o conteúdo acabar de mau-gosto, forçado ou esquisito. Antes de ser um filme sobre vampiro, Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in) é uma obra linda por conseguir falar do primeiro amor da forma correta.

Os dois jovens protagonistas se conhecem aos poucos e os laços se estreitam gradativamente. O que pode agradar principalmente as meninas de temperamento forte é que nessa relação é Eli que está encarregada de proteger Oskar, uma forma de relacionamento poucas vezes abordada na ficção. A sutileza do sentimento deles pode ser traduzida pelo fato de que eles costumam se comunicar com batidas na parede que divide os apartamento em que moram, usando código morse para recadinhos amorosos.

No quesito vampiresco do roteiro também existem diferenciais, que vão além do fato de que se trata de um casal formado por uma vampira e um mortal. Algumas facetas sobre a vida dessas criaturas da noite são melhor explicadas (como o fato de os vampiros precisarem ser convidados para entrar em um local), enquanto outras questões recebem um tratamento mais aprofundado do que em outros meios.

Para quem é fãs dos vampiros, boas cenas assustadoras podem ser esperadas. Eli pode ser uma criatura aparentemente fofa, mas lembrem-se que ela tem necessidade de sangue humano. Não há espaço para o "vegetarianismo" da saga Crepúsculo!

* Verso da música "Let the right one slip in", de Morrissey, que pode ser traduzido por "Eu diria que você estava no seu direito de morder". A música inspirou o nome do romance e do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário