quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Home



Sinopse: A família de Marthe vive tranquila às margens de uma rodovia em construção. Quando a obra é terminada, a grande movimentação de veículos e o excesso de barulho irão comprometer a paz do lar.


Ficha Técnica
Home
Direção: Ursula Meier
Roteiro: Antoine Jaccoud, Ursula Meier, Gilles Taurand, Raphaëlle Valbrune
Elenco: Isabelle Huppert, Olivier Gourmet, Adélaïde Leroux, Madeleine Budd, Kacey Mottet Klein
Duração: 98 minutos


Um convite à loucura
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O filme Home pode ser dividido em duas fases, conforme o incômodo que a rodovia ao lado da casa dos personagens aumenta. No começo as situações que eles passam são abordadas de forma cômica para depois as coisas gradualmente se complicarem até que a família perder o controle sobre a situação. Nesse momento, a fita fica muito mais densa e pesada.

O mérito está em fazer com que o próprio espectador vivencia as fortes emoções que os personagens estão sentindo do outro lado da tela. Raiva, agonia e até uma dose de claustrofobia podem fazer parte de uma sessão de cinema em que se assista a essa produção francesa. Quem está interessado em coisas mais tranquilas deve procurar outra opção, mas se o objetivo é apreciar como esse filme consegue mexer com os brios da platéia, a oportunidade não deve ser desperdiçada.

Para que se acredite na situação extrema vivida pela família é necessário se contar com um elenco muito talentoso. Mesmo com tantos trabalhos sólidos, o destaque e a surpresa fica para o pequeno Kacey Mottet Klein que, com menos de 10 anos, consegue mostrar uma gama muito grande de facetas em sua atuação.

A parte técnica está afinada com o roteiro e contribui para que essa viagem à psique dos membros da família seja a mais intensa possível. A fotografia por vezes usa sombras para limitar a visão do que está acontecendo; apenas para mais tarde, em outras cenas, usar fortes fachos de luz para cegar. O projeto de som também não deixa escapar as chances que um filme em que o barulho é um personagem cria para essa área.

O impacto de Home sobre o espectador que acompanhar a jornada de loucura ficará presente algum tempo depois de terminado o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário