segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hebert de Perto





Sinopse: A trajetória de vida de Herbert Vianna, desde sua infância até a consolidação da carreira à frente do grupo Os Paralamas do Sucesso.


Ficha Técnica
Herbert de Perto
Direção: Roberto Berliner, Pedro Bronz
Elenco: Herbert Viana, João Barone, Bi Ribeiro, Hermano Vianna, Tereza Vianna
Duração: 97 minutos




"Por trás dessas lentes também bate um coração"
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O documentário musical Herbert de Perto tem todas as características que se espera de uma produção desse gênero. A mais importante delas, quando se pensa na posteridade da obra, é a pesquisa, que conseguiu colecionar algumas imagens preciosíssimas da carreira do músico. Em alguns momentos, há espaço para belas comparações usando situações próximas em atitude e distantes em cronologia. Um exemplo dessa inteligente ferramenta é a edição paralela da primeira apresentação de Os Paralamas do Sucesso no histórico Circo Voador e a volta dos músicos à casa, décadas depois.

Como o objeto de estudo do filme é o vocalista e guitarrista da banda, a música tem uma participação fundamental. Para quem já é fã assumido, será necessário autocontrole para não sair cantando no meio da sala de cinema. Para quem não tem muito conhecimento do assunto, pode se descobrir mais amante da banda do que se tinha noção, semelhante à experiência de assistir a Titãs – A Vida Até Parece uma Festa.

Ainda no assunto música, há depoimentos de muitos parceiros de Herbert. Além dos outros integrantes de Os Paralamas do Sucesso, as participações de Dado Villa-Lobos e Fito Paez, por exemplo, atestam a importância das composições dele não só no Brasil mas também para sua legião de fãs em outros países, especialmente na Argentina.

Muita emoção pode ser experimentada na sessão de Herbert de Perto, conforme assuntos delicados são abordados. O exemplo mais forte é o trágico acidente aéreo que vitimou a esposa de Herbert e o deixou paraplégico. Apesar de não haver restrições para falar dessa questão, passagens importantes da vida do músico foram deixadas de lado. A maior falta é o relacionamento que ele teve com Paula Toller, vocalista do Kid Abelha. Se ele dedicou a ela versos como "Eu tive fora uns dias/ Eu te odiei uns dias/ Eu quis te matar", é claro que a participação dela em sua vida foi impactante.

Mesmo assim, assistir a esse documentário será uma deliciosa viagem no tempo para qualquer pessoa que conheça ao menos um pouco do repertório da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário