quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Imagens de Portugal 1

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Vicky and Sam

Um trio de realizadores discute uma história de amor enquanto esperam seus pratos em um restaurante. O tema será usado em um filme, mas a conversa fica interessante quando o tal casal adentra o recinto onde estão.

A metalinguagem com teor fantástico é o maior charme do curta. O enredo consegue misturar momentos de tensão com cenas singelas.

Direção: Nuno Rocha
Roteiro: Nuno Rocha, Adam Morgan
Elenco: Luke Francis, Andrew Hlinsky, Jolyn Janis, Daniel Moore, Tinghui Zhang
Duração: 14 minutos
País: EUA, Portugal

Nota: 8

I’ll See You in My Dreams

Lucio é um homem honesto com um grande problema: sua esposa virou um zumbi. Enquanto mata outras criaturas do tipo para sobreviver, mantém a amada trancada, na esperança de que um dia ela volte ao normal.

Há referências a outros filmes de terror no curta, mas o ponto alto é o exercício de cinema de gênero, com efeitos de maquiagem bem realizados

Direção: Miguel Ángel Vivas
Roteiro: Filipe Melo, Ivan Vivas
Elenco: Adelino Tavares, Sofia Aparício, Manuel João Vieira, João Didelet, Rui Unas
Duração: 20 minutos
País: Portugal

Nota: 6


Desavergonhadamente Real

Um casal grava uma cena de sexo para um filme. Há sempre a dúvida sobre o quanto os atores estão levando a sério o envolvimento dos personagens que interpretam.

O movimento do curta é interessante, pois, ao assumir sua farsa, ganha mais autenticidade. A sintonia entre os atores é crucial para o funcionamento do filme.

Roteiro e Direção: Artur Serra Araújo
Elenco: Ivo Canelas, Marisa Morais
Duração: 18 minutos
País: Portugal

Nota: 8


Senhor X

Um lixeiro encontra um idoso prestes a queimar uma câmera filmadora. O velho lhe dá o equipamento, que mais tarde revelará ter propriedades mágicas.

Eis mais um exemplo de proposta interessante e esteticamente bem aproveitada, mas que deixa a narrativa de lado. A história é previsível demais e coloca em risco a ideia original do curta.

Roteiro e Direção: Gonçalo Galvão Teles
Elenco: Filipe Duarte, Fernando Lopes, Beatriz Batarda
Duração: 22 minutos
País: Portugal

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário