sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Imagens de Portugal 2

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A Cabine

Para contornar os problemas causados por um astro folgado, a equipe de produção de uma novela resolve construir uma cabine acústica. O aparato serve para que um funcionário “sopre” as falas para o ator, que estará munido de um ponto eletrônico.

O curta demora demais para concretizar sua premissa e perde tempo com conflitos secundários. Quando finalmente a cabine está instalada, já é o final. O roteiro pede para que a dinâmica do set com o uso do ponto eletrônico fosse mais explorada, com evidente potencial cômico. Todavia, procura-se uma surpresa dramática que se torna frustrante.

Direção e Roteiro: Paulo Neves
Elenco: Cristovão Campos, Marta Melro
Duração: 18 minutos
País: Portugal

Nota: 5


Shoot Me

Como o longa atual Disparos, o título do curta usa o trocadilho em inglês de que o verbo para tirar uma foto é o mesmo para atirar um revólver. A história gira em torno de uma mulher que sai de seu aparente bucólico lar para um encontro misterioso com um fotógrafo. Nesse ponto é necessário elogiar a direção de arte, que cria uma residência visualmente interessante.

O destaque fica para a economia de falas. As atuações e ações dos personagens dão conta de transmitir o enredo com eficiência. Conforme caminhamos para o desfecho, os diálogos tornam-se minimalistas.

Direção: André Badalo
Roteiro: André Badalo, João Raposo
Elenco: Maria João Bastos, Ivo Canelas, Philippe Leroux
Duração: 15 minutos
País: Portugal

Nota: 7


Corrente

Todos os aspectos do filme levam o espectador a acreditar que se trata de uma obra do começo do século XX. A única coisa que soa moderna é a música. Como as peças sonoras estão muito bem casadas com as cenas, não há motivo para condenar essa disparidade inicial.

O protagonista é um homem que todo dia atravessa um rio a nado. Entre as cenas, há imagens de fábricas a todo vapor, em uma clara comparação entre homem e máquina. Como todo equipamento mecânico antigo, o roteiro do curta demora a engrenar, mas até isso combina com sua proposta.

Roteiro e Direção: Rodrigo Areias
Elenco: Vítor Correia, Inês Mariana Moitas
Duração: 10 minutos
País: Portugal

Nota: 8

Romeu e Julieta

A proposta do cinema português costuma abraçar ousadias. Nesse curta a coragem já está na ideia: trata-se de uma releitura musical moderna da peça de Shakespeare. O amor do casal de protagonistas se passa dentro de uma grupo de teatro.

Infelizmente ousadia não basta. Os arranjos das canções com ares de hip hop são amadores e as coreografias são estranhas na maior parte do tempo. Por se tratar de um curta, vale como experiência.

Romeu e Julieta – O Musical
Direção: Zara Pinto
Roteiro: Zara Pinto, Marta Hipólito
Elenco: Alexandre Ferreira, Vítor Fonseca, Vera Kolodzig, David Mesquita
Duração: 14 minutos
País: Portugal

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário