quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Homem da Máfia: Os detalhes da tensão

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quando os personagens de um filme são bandidos e/ou mafiosos, é de se esperar tensão nas cenas. A forma mais corriqueira de manter o suspense é pela trilha musical, mas O Homem da Máfia (Killing Them Softly) tem uma proposta diferente. A tensão está nas opções do diretor e do projeto de som.

Um trio de criminosos planeja roubar uma casa de apostas de carteado. O plano deles se baseia na certeza de que o próprio gerente do estabelecimento (Ray Liotta, de Rota de Fuga) será culpado pelo ocorrido, pois ele fez algo semelhante no passado.

Os mafiosos que controlam o negócio de jogatina contratam Jack (Brad Pitt, de O Homem que Mudou o Jogo) para descobrir os verdadeiros culpados e executá-los. O trabalho fica mais complexo porque os mafiosos são lentos e cautelosos em suas decisões, o que rende boas cenas entre Jack e seu contato com os contratantes (Richard Jenkins, de Diário de um Jornalista Bêbado). Outro fator complicador é o fato de um dos criminosos ser um conhecido do matador.


Apesar de ter muitos personagens armados, há poucos tiros durante O Homem da Máfia. Cada vez que há um disparo, a tensão fica à flor da pele. Nas cenas sem tiros, a emoção é igual porque fica a expectativa de ver sangue derramado a qualquer momento.

A direção de Andrew Dominik (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford) mantém esse circo em movimento. Ele sabe a duração de cada fala e cada pausa, além de incluir pistas falas para que o espectador não fique muito seguro de si.

Outra arma da construção da atmosfera tensa é o som. Com ambientes sonoros ricos e ruídos bem posicionados, o público mergulha nas cenas. Quando se está tão presente, é impossível não se envolver emocionalmente no enredo.

O Homem da Máfia (Killing Them Softly)
Roteiro e Direção: Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, James Gandolfini, Richard Jenkins, Vincent Curatola, Ray Liotta
Duração: 97 minutos
País: EUA

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário