terça-feira, 2 de outubro de 2012

Magic Mike X O Lutador: Meu palco, minha vida

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A vida dos performers causa facínio e, por isso, é tema de filmes. Em Magic Mike, o cotidiano de strippers masculinos é usado para contar um drama pessoal ao mesmo tempo em que se garante o interesse do público pelo corpo dos galãs.

A autenticidade é obtida porque o roteiro é inspirado em experiências de Channing Tatum (À Toda Prova). Antes de ser astro de cinema, o ator trabalhou como stripper. O que se transmite é que, apesar do palco ser apenas um ganha-pão para Mike, é ali que as coisas dão mais certo para ele. Sua vida pessoal é mais complicada, com sonhos a serem perseguidos e frustrações amorosas.


A rotina de apresentações de Mike e seus colegas de trabalho é mostrada no filme por numerosas montagens musicais, com uso da linguagem de videoclipe. Essa opção cai no gosto do público-alvo, mas alonga demais o tempo para quem estiver interessado nos dramas pessoais.

Existe esse risco porque o personagem-título é simpático, graças a relação que ele mantém com Adam (Alex Pettyfer, de O Preço do Amanhã), jovem que Mike adota como pupilo. A partir do rapaz, ele conhece Brooke (Cody Horn, de Rescue Me), irmã de Adam. Ela representa uma nova opção de vida, que o deixa balançado.


Sem montagens musicais, em O Lutador (The Wrestler) as batalhas encenadas pelo protagonista são mostradas pelos bastidores. Vemos como Randy (Mickey Rourke, de Os Mercenários) se relaciona com os adversários e como ele trata dos ferimentos. Essa opção aumenta a conexão com o público, que fica mais íntimo do personagem.

O filme também mostra de maneira mais intensa a diferença da vida de Randy nos ringues, onde é um ídolo, e em sua vida pessoal, onde nada dá certo. Assim, o amor por uma profissão pouco prestigiada gera momentos de emotividade.

Magic Mike
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Reid Carolin
Elenco: Matthew McConaughey, Channing Tatum, Olivia Munn, Alex Pettyfer, James Martin Kelly, Cody Horn
Duração: 110 minutos
País: EUA

Nota: 5

Magic Mike foi visto no Festival do Rio 2012.

O Lutador (The Wrestler)
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Robert D. Siegel
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood, Mark Margolis, Todd Barry
Duração: 109 minutos
País: EUA, França

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário