segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Argo: Os gêneros de Affleck

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Muitos cineastas constroem suas carreiras em apenas um gênero cinematográfico. Há outros que são mais versáteis e conseguem abraçar produções de diferentes categorias. Com Argo, Ben Affleck mostra se encaixar melhor no segundo tipo.

O filme conta a história real de um grupo de diplomatas estadunidenses que são retirados do Irã no final dos anos 1970. O inusitado é que Hollywood ajudou a CIA na missão. O grupo era procurado por rebeldes armados e foi usada a farsa de que eles eram uma equipe de produção de cinema à procura de locações no país.

Em Atração Perigosa, seu trabalho anterior como diretor, Ben Affleck entregou um belo filme policial, com todas as características inerentes ao gênero. Agora ele faz o mesmo com Argo, um thriller dinâmico e bem humorado. A premissa absurda casa muito bem com a comicidade da fita.


A caracterização de época nos personagens está incrível, por causa do belo trabalho de figurino, cabeleireiro e maquiagem. A direção de arte colabora para recriar cenas históricas no filme.

A produção reconhece os feitos dassas áreas durante os créditos finais. Nesse momento, imagens reais da época são comparadas com quadros de Argo. As semelhanças mostram o apuro técnico do filme.


Argo
Direção: Ben Affleck
Roteiro: Chris Terrio
Elenco: Bryan Cranston, Ben Affleck, Taylor Schilling, Kyle Chandler, John Goodman, Zeljko Ivanek, Alan Arkin, Chris Messina, Clea DuVall, Adrienne Barbeau, Tate Donovan, Titus Welliver, Victor Garber, Bob Gunton, Rory Cochrane
Duração: 120 minutos
País: EUA

Nota: 8

Argo foi visto no Festival do Rio 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário