quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Despertar: Coleção de lembranças

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


É praticamente impossível assistir a um filme sem se lembrar de outros. Entretanto, o alto número de recorrências em O Despertar (The Awakening) testa a paciência do espectadores acostumados a ver filmes de suspense e terror com elementos fantasmagóricos em sua história.

Como em A Chave Mestra (2005), a protagonista é uma mulher que não acredita em fantasmas. A diferença é que Florence (Rebecca Hall, de Atração Perigosa) dedica sua vida a desmascarar charlatões que se aproveitam da fé de pessoas que crêem no além-vida.

O ceticismo de Florence é colocado a prova quando ela é convocada para desmascarar um fantasma que circula pelos corredores de um internato, um imóvel que tem um passado tão sangrento quanto misterioso, como em todas as histórias de casas mal-assombradas.


Aparentemente o fantasma que tira o sossego dos alunos do internato é um garoto que foi morto quando o casarão era habitado por uma família rica. Espíritos de crianças é mais um ingrediente comum em filmes do gênero, como Os Outros (2001) e O Orfanato (2007). Aliás, esse último título é uma das lembranças cinematográficas mais constantes ao assistir O Despertar. O problema é que não se tem uma cena tão marcante quando a do esconde-esconde da produção espanhola.

Por outro lado, há algumas cenas de banho para que se possa apreciar a beleza de Rebecca Hall. Desde Psicose (1960) que mulheres atraentes banhando-se em filmes de terror não são novidade.

No final do enredo há uma surpresinha apenas para justificar a existência do filme e deixar o público com uma impressão final positiva.


O Despertar (The Awakening)
Direção: Nick Murphy
Roteiro: Stephen Volk, Nick Murphy
Elenco: Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton, Lucy Cohu, John Shrapnel, Isaac Hempstead Wright
Duração: 107 minutos
País: Reino Unido

Nota: 5

20 comentários:

  1. Mas ela morre no final e fica assombrando o cara? Fiquei na dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Spoilerômetro vermelho)
      Cara Penelope,

      Realmente o final de "O Despertar" é ambíguo. As duas interpretrações são válidas, mas eu sempre tendo a pensar no final feliz quando acontece algo assim no cinema.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. ela morreu eu nao entendi!!! se ela estava viva ou morta

      Excluir
    3. Andy, não fica 100% claro se ela está viva ou é um fantasma no final do filme. Cada um pode entender como quiser.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
    4. Pra quem ficou em dúvida se ela realmente morreu, é só voltar na cena a qual o diretor da escola continua falando sobre a desculpa que dará as crianças sobre a sa morte ( de modo mais superficial claro).
      Vale lembrar que o cara que a vê é medium, assim como algumas crianças que tb viam o espirito do menino,
      E quanto ao seu livro, prestem atenção no título dele...Imaginei até o Xico Chavier pisicografando a fala dela!

      Excluir
  2. O filme foi bom, mas odeio assistir e ficar na duvida se morreu ou nâo...que coisa.
    Quando ela tá morrendo e diz que tá sentindo o Tom, falei pronto morreu..e o cara fala eu sei q vc tá ai...tb dá entender que ela morru.porém ela comprimenta as crianças e elas respondem, pode ser q seja um fantasma e como são crianças vêem ou não. Mas e o Tom e a mãe dele sumiram? não ficaram juntos? o que o Tom disse, "mesmo que vc não me veja mais eu vou estar do seu lado"...cara muita duvida

    ResponderExcluir
  3. Fiquei na dúvida se Florence havia ou não morrido, vi o final novamente e acho que ela de fato morreu, ou melhor...desencarnou.Florence passa por várias pessoas, inclusive pelo diretor e eles não a percebem( o diretor fala inclusive algo sobre mulheres não aguentarem o uso do cérebro com mais intensidade, como que justificando a morte da Dra Florence. Só um aluno vê e fala com ela...essa criança possivelmente é médim( médiuns...crianças, adolescentes ou adultos podem ver, sentir ou ouvir espíritos desencarnados). O Tom já estava desencarnado(pelo pai de Florence que era pai dele tbém),sua mãe se envenena e envenena Florence para que a família ficasse unida novamente , ela disse que Tom não poderia ficar sozinho sem amigos(Tom e Florence eram amigos na infância).Robert, vê Florence deitada no chão e não faz nada, ele também tem mediunidade, tbém vê e sente presença de Florence...ele sentia a presença dos amigos mortos na guerra.Qdo Florence diz que vai escrever um livro...isso é possível através de um médium psicografo (como Chico Xavier, Divaldo Franco...e outros), enfim...não é o final que gostáriamos, mas tem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem muito sentido sim, porém tem um detalhe, na hora em que o o Robert fala pra ela que o motorista esta esperando... acredito que ela ficou viva sim.. ela responde falando pra ele ficar longe que ela gosta de andar um pouco.

      Entao, acho que ela ficou viva

      Excluir
  4. Acho que ela não morreu não, a menos que mortos fumem. D:
    Sem contar que ela ia sair dali em uma limusine. D:

    ResponderExcluir
  5. EU fiquei muito em duvida mas tenho 95% da ideia que ela Não morreu primeiro que só falam que quem morreu foi a babá isso é fato. mas quando Florence chega atras do cara ele diz:-sei que vc está ai ! Então ela pega o cigarro dele e fuma como assim fantasmas não fumam depois que espécie de fantasma anda em uma limousine ?...Ela se despede de Robert e diz : TE VEJO NO SABADO da pra entender que ela vai pra casa e depois voltará no sabado.. MAIS UM FATO DE QUE ELA NAO MORREU: QUANDO ELA ESTÁ INDO EMBORA ELA CUMPRIMENTA O MENINO Q ESTÁ AMARRANDO O TENIS E ELE A CUMPRIMENTA DE VOLTA DEPOIS ELA CUMPRIMENTA OUTRO MENINO Q TB CUMPRIMENTA ELA ps:os meninos nao veem fantasmas .

    OBS: SE ALGUEM PUDER ME FAZER ENTENDER UMA FATO DO FILME AGRADEÇO. Robert vai procurar um remedio para salvar florence quando ele volta ele se depara com a ''moud'' ou seja a florence quando era pequena, e ela esta com o vestido ensanguentado o mesmo q usava no dia q o menininho foi morto. aí o Robert olha aquilo e fica parado como c pensasse agora nao adianta mais. se me explicarem agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Bem! Na Verdade Ela morreu. Nesse momento Robert ver ela transfiguada naquilo que de fato deveria Ter Acontecido a Ela. Ou seja.o seu.pai ter a matado. Se reparar ela passa por todos enclusive o Diretor, que nao a cumprimenta e ainda fala a respeito dela.... E ainda se refere a ela dizendo q as mulheres nao comportavam miita sabedoria( referindo a pessoa q ela foi!) Dai o fato dele dizer sei q esta aqui e por q ele era medium e sensitivo. Dai ela mesmo disse ( vemos apenas o q queremos ver, ou seja os mortos se Deixam ver). As criancas q a viam eram pessoas q Assim como tom ( sozinhas). Dai uns a viam e outros nao. Com Respeito ao carro e por q ele a aceitou.como esposa mesmo depois de Morta, assim como os amigos mortos de guerra. O voltar sabado e com relacao a ele q iria pra casa e no sabado voltaria... Por isso apenas como.piada ela pede qie estacione o carro mais longe quando voltar! E o ato dela fumar sao particularidades q os espiritos materializam.. Ela Morreu Manolos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da explicação do Jarbas, parece que ela realmente morreu, e a fala da limusine podemos entender mesmo como uma piada. Só não fiquei satisfeita com a explicação do cigarro, alguém pode explicar melhor?
    Nane

    ResponderExcluir
  8. Pra mim ela não morreu, por todos a verem (menos o direto da escola), pelo cigarro, pelo carro que ela manda esperá-la, e principalmente pela última fala dela, na qual ela diz a Robert que não os ver (Tom e Maud) não é o mesmo que os esquecer; ou seja, ela não os vê pois está viva!!

    ResponderExcluir
  9. Também acho que ela morreu, pois além dos fatos falado pelo Jarbas na hora que Florence passou pelo diretor ele estava falando que ela fora um incidente e que não suportara a morte do primeiro menino no filme (perante a este incidente que estava falando entendi que era a morte e Florence).

    ResponderExcluir
  10. Para mim ela não morreu, mas a escola não existe - até porque ela seria a herdeira da casa e não haveria como montarem um internato sem a autorização dela. O professor comenta que ele também é assombrado por vários fantasmas e é dito que um número x de crianças morreu durante a guerra.. Para mim todas as crianças são fantasmas/todos ali estavam mortos, por isso quando ela sai e cumprimenta as crianças significa que as assombrações continuarão ali, mas eles tomaram a decisão de deixá-las para trás.

    ResponderExcluir
  11. Há um detalhe que todos se esqueceram. No final, quando Florence é envenenada e grita para o Robert buscar o antídoto no quarto dela, ele não consegue. Nesse ínterim, o fantasma do Tom aparece junto à Florence a qual lhe diz que ainda não pode desencarnar pois seu espírito não ficaria feliz e pede que Tom voe. Logo a seguir, este surge com um medicamento e o derrama pela boca de Florence, que presume-se seja o antídoto. O que acho: que Florence não morreu mas ficou na casa para permanecer ao lado do Tom. Tanto que ao final diz ao Robert que o espera no sábado, visto que, não sairá mais da casa por causa do fantasma do menino e lá escreverá o próximo livro sobre fantasmas. Coloco minha posição à inteira crítica de todos.

    ResponderExcluir
  12. Eu fui rever o final do filme e me dei conta que o comentário do diretor está se referindo a morte da Maud Hill, funcionária de lá. Ele diz; "Direi aos garotos que foi um acidente, eles vão ficar arrasados, adoravam ela. Nós todos. Acho que o incidente com Walter foi demais para ela". Depois que a protagonista passa por eles (e eles não a percebem), que os dois homens comentam a respeito da incompetência dela de não ter ajudado muito. Vou escrever de acordo com a legenda do filme: "A propósito, a Srta Cathcart não ajudou. Acredito que ela mesma não se encontrava bem. Li um estudo ano passado. A mente feminina não consegue lidar com o aprendizado".

    Quando Florence se encontra com o Robert, e ele sente a presença dela, Florence solta um sarcasmo referente ao diretor: "sabe melhor que o diretor". Percebem a incoerência? Por que Florence diria isso se ela, supostamente, é uma alma? Nem todas as pessoas tem o dom de sentir a presença de "almas do além". Não faz sentido. E outra! Também não faz sentido algum o diretor dizer "Eles vão ficar arrasados, adoravam ela. NÓS TODOS", se depois ele critica que ela não ajudou em nada.
    A primeira impressão que temos ao ver o filme é que Florence morreu mesmo, mas assistindo de novo, essa teoria cai por terra quando prestamos mais atenção nas últimas cenas. Eu acredito que ela NÃO MORREU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido sua explicação, irei rever o filme, mas só lembrando q as pessoas ficaram falando de um antídoto e na verdade era apenas um remédio pra ela vomitar o veneno e essa cena foi uma merda, o irmão dela voando pela casa pra levar o remédio... Wtf!!! De qualquer maneira, agora concordo que ela não morreu ou o filme realmente se perdeu demais!!!!!

      Excluir
  13. Mas a criança que ela cumprimenta também era um menino solitário, que segundo a explicação do filme, por precisar de amigos meninos solitários podem ver os mortos.

    ResponderExcluir