quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Noite de Ano Novo: Emoção sobre razão

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Para aproveitar Noite de Ano Novo (New Year's Eve), o espectador precisa seguir o mesmo conselho para o restante da cinematografia do diretor Garry Marshall (Idas e Vindas do Amor): deixar o coração falar mais alto até deixar o cérebro surdo. Só assim para aceitar as liberdades que o roteiro toma para contar suas diversas histórias de amor.

A proposta deste texto é analisar uma a uma pelo viés racional. Primeiramente, é o jeito que eu melhor vejo a vida. Segundo, se você curte os filmes do Marshall, não importa o que eu escrever que não vou fazer o leitor mudar de ideia. Portanto, vamos a elas

Ingrid pede demissão e resolve contratar um office-boy para cumprir todas suas resoluções de ano novo no dia 31 de dezembro. Até parece que alguém consegue fazer mais do que três coisas no mesmo dia em uma grande metrópole engarrafada como Nova York.


Trânsito também não é problema para Sam. Ele conheceu uma mulher misteriosa no ano passado e não para de pensar nela. Isso acontece mesmo, mas o que não é possível é entrar em Nova York, enfrentar o congestionamento, dar uma passadinha em uma festa e ainda ter tempo de ir a uma pizzaria antes da meia-noite.

Stan é um paciente terminal de câncer que compartilha seus sentimentos com uma enfermeira ultra-dedicada. Se ele estivesse tão mal assim, não conseguiria fazer metade do que o personagem faz. Ainda na ala hospitalar, dois casais se encontram na maternidade e disputam quem terá o primeiro bebê do ano. Uma disputa tão acirrada em um momento tão estressante e ninguém passa mal?

Laura foi abandonada pelo músico Jensen um ano atrás. Arrependido, ele tenta se reaproximar dela. Nesse caso, o que não dá para entender é como um artista consegue agendar uma apresentação em uma festa privada e um micro-show (e ponha micro nisso) na Times Square na mesma noite. No mundo real, é aposta certa de que um dos dois eventos será prejudicado.

Randy odeia o Ano Novo e está determinado a passar a noite no apartamento. Quando desce para tirar o lixo, fica preso no elevador com Elise. Quem coloca o lixo na rua no dia 31 de dezembro?


Com 15 anos de idade, Hailey quer passar a virada do ano na Times Square e beijar sua paixonite, mas sua mãe tem outros planos. Totalmente crível, exceto pelo papo entre as amigas sobre como é o primeiro beijo. Essa conversa acontece bem antes do colegial.

Claire é a responsável pela bola que anuncia a chegada do Ano Novo em Times Square. Quando a máquina quebra, ela tem de improvisar um discurso em uma coletiva de imprensa. Erro duplo. Ela fala de forma tão tocante um texto que ela nunca ensaiou que muitos personagens do filme usam suas palavras como o estopim para mudar de ideia. Depois de terminado o discurso, ela sai da sala e nenhum jornalista presente tenta fazer uma pergunta inteligente, do tipo: O que aconteceu com a porcaria da bola, mulher?


Noite de Ano Novo (New Year's Eve)
Direção: Garry Marshall
Roteiro: Katherine Fugate
Elenco: Michelle Pfeiffer, Zac Efron, Robert De Niro, Halle Berry, Jessica Biel, Seth Meyers, Sarah Paulson, Til Schweiger, Carla Gugino, Katherine Heigl, Jon Bon Jovi, Sofía Vergara, Ashton Kutcher, Lea Michele, Sarah Jessica Parker, Abigail Breslin , Josh Duhamel, Hilary Swank, Ludacris
Duração: 118 minutos
País: EUA

Nota: 5

Um comentário:

  1. Não tenho vontade de assistir esse filme.

    Tem um grande elenco, mas o roteiro deve ser tão decepcionante quanto "Valentine's Day".

    ResponderExcluir