terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Para Poucos: Libertinagem

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Em 2011, Hollywood lançou três comédias românticas em que se explora o limite da libertação sexual que o gênero engessado permite. O Amor e Outras Drogas, Sexo sem Compromisso e Amizade Colorida trazem heroínas que sabem muito bem o que querem entre quatro paredes e não têm medo de admitir suas necessidades sexuais. Mesmo assim, há pouco avanço na discussão sobre a libido.

Para se aprofundar no assunto, o leitor terá de abandonar os yankees e visitar a cinematografia francesa. Para Poucos (Happy Few) fala sobre troca de casais. Vincent (Nicolas Duvauchelle, de Minha Terra África) e Teri (Élodie Bouchez, de Perigosa Obsessão) são um casal desde o final da adolescência e estão dispostos a apimentar a relação com a ajuda dos amigos casados Rachel (Marina Foïs, de Não, Minha Filha, Você Não Irá Dançar) e Franck (Roschdy Zem, de Fora da Lei).

Como nas comédias românticas citadas acima, a curtição sexual se complica quando sentimentos começam a aparecer onde não deveriam, segundo as regras do acordo adotado pelos personagens no começo da conversa.


Nas produções hollywoodianas, as complicações sentimentais servem para introduzir o romantismo entre os protagonistas e ajustar a história para a fórmula do gênero que encaminha para o desfecho previsível. Em filmes como Para Poucos, os sentimentos aparecem para dar espaço a discussões sobre questões delicadas.

Por mais que as cenas de sexo do drama francês sejam gradualmente mais ousadas, as discussões se alongam com o desenrolar do enredo. Assim, o roteiro se esforça para trazer novos elementos e garantir a dinâmica dramática, mas acaba forçando a barra.

Portanto, Para Poucos consegue incutir assuntos que apimentam conversas depois da sessão, mas não escapa de alguns deslizes narrativos.


Para Poucos (Happy Few)
Direção: Antony Cordier
Roteiro: Antony Cordier, Julie Peyr
Elenco: Marina Foïs, Élodie Bouchez, Roschdy Zem, Nicolas Duvauchelle
Duração: 103 minutos
País: França

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário