sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Margin Call: Terror financeiro


 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Se nos deixarmos levar pelas manchetes dos jornais, a crise econômica que agora se vê especialmente na Europa ganha ares de um apocalipse financeiro. O filme Margin Call – O Dia antes do Fim (Margin Call) mostra como toda essa atual onda de medo econômico começou, em 2008.

A história do filme se concentra em analistas de risco de mercado que descobrem que tempos difíceis se aproximam. Altas horas da noite, conforme a notícia alcança os altos escalões do banco, uma reunião acontece. Durante toda a madrugada, os personagens discutem o que farão no dia seguinte, como irão escapar da situação.

Quando assuntos complexos são abordados em um filme, corre-se o risco de que a compreensão total não seja possível por todos os espectadores. Como em A Rede Social, é aconselhável que se assista a Margin Call sem a necessidade de entender todos os detalhes. A única coisa que é preciso ter em mente é que os grandes investidores farão de tudo para saírem de um barco condenado antes que as outras pessoas percebam a gravidade da situação.


Esse é o teor das discussões que os personagens do filme travam antes que o mercado comece suas atividades. Nessas conversas também se percebe as aspirações e problemas pessoais desses homens que dedicam suas vidas à carreira financeira.

Depois de terminada a sessão de Margin Call, fica a reflexão sobre as consequências das ações desses mega investidores. Se um miserável rouba comida de um mercado e dá um pequeno prejuízo para o dono do comércio, o ladrão vai para a cadeia. Por outro lado, se um banqueiro faz de tudo para salvar seus próprios investimentos (com mentiras, especulações e outras manobras) e causa a perda de muitos empregos, ele recebe ajuda do governo para reerguer seu império. No mínimo, questionável...



Margin Call – O Dia antes do Fim (Margin Call)
Roteiro e Direção: J.C. Chandor
Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Penn Badgley, Simon Baker, Mary McDonnell , Demi Moore, Stanley Tucci
Duração: 107 minutos
País: EUA

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário