segunda-feira, 18 de abril de 2011

Referência: Cinema de Boca em Boca





Sinopse: Coletânea de textos do crítico de cinema Inácio Araújo originalmente publicados na Folha de São Paulo, de 1983 a 2007.


Ficha Técnica
Cinema de Boca em Boca: Escritos sobre Cinema
Autor: Inácio Araújo
Organização e Pesquisa: Juliano Tosi
Editora: Imprensa Oficial
Páginas: 712
Ano: 2010


Amostras de uma longa carreira
 por Edu Fernandes

Spolierômetro:

Quem acompanha meus escritos percebe que minha filosofia de trabalho é diferente da que segue Inácio Araújo, renomado crítico da Folha de São Paulo. Por essas duas razões (diferença de ponto de vista e o veículo pelo qual ele escreve), não acompanho muito de perto os artigos de Inácio no jornal. Leio esporadicamente seu blog, já que costumo acompanhar a crítica de cinema pela internet.

Por não ter tanta familiaridade em sua obra, não poderei fazer afirmações contundentes sobre os textos reunidos em Cinema de Boca em Boca: Escritos sobre Cinema, já que não é possível saber se a seleção faz jus a produção do crítico.

Mesmo assim, uma das coisas que percebe-se depois da leitura é que Inácio cita demais o cineasta Howard Hawks (Os Homens Preferem as Loiras). Por vezes ele parece procurar brechas apenas para conseguir citar o tal diretor. É claro que todo crítico tem uma lista de realizadores que funcionam como ídolos, referência e influência. No entanto, não é por isso que em todo artigo eu cito Jorge Furtado, por exemplo.

Faz falta textos sobre filmes mais novos. Perceber que, pelo menos desde 2000, Inácio se mostra descontente com o cinema atual, é triste. Trata-se de apenas mais um fator que facilmente cria ruído na comunicação dele com os novos espectadores.

Com certeza é impossível concordar com tudo o que está escrito nos artigos, já que crítica (de cinema) e subjetividade andam de mãos dadas. Acima de opiniões o que vale destacar é a forma como Inácio escreve, sua síntese e seu vasto conhecimento de cinema, quando não repete demais o tal Hawks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário