terça-feira, 27 de julho de 2010

Salt



Sinopse: Evelyn Salt é uma respeitada agente da CIA. Contudo, seus colegas de trabalho ganham motivos para desconfiar de sua conduta depois que um homem misterioso a acusa de ser uma agente russa infiltrada.


Ficha Técnica
Salt
Direção: Phillip Noyce
Roteiro: Kurt Wimmer
Elenco: Angelina Jolie, Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Daniel Olbrychski
Duração: 100 minutos
País: EUA


A ação acima da inteligência
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: último parágrafo)

A ideia original do filme Salt era de que seu personagem principal fosse um homem, com Tom Cruise (Encontro Explosivo) cotado para interpretá-lo. Na direção, Phillip Noyce (Em Nome da Honra) não era o primeiro profissional a ser considerado para a posição – Terry George (Traídos pelo Destino), Michael Mann (Inimigos Públicos) e Peter Berg (Hancock) estava na dila antes de seu nome ser escolhido.

Quando se fechou em Angelina Jolie (O Procurado) para estrelar a produção, o roteiro teve de ser reescrito para encaixar uma protagonista do sexo feminino. A atriz esforçou-se para validar as mudanças e comprometeu-se com o projeto. Resultado: Jolie está em boas cenas de ação e dispensou o uso de dublês.

A história de Salt é intrigante, revivendo fantasmas da Guerra Fria. O espectador ficará com uma grande dúvida se há um traidor na CIA e há uma constante incerteza dos rumos que o enredo irá seguir. Elementos bem-vindos em bons filmes de ação.

Por outro lado, há furos no roteiro de Kurt Wimmer (Código de Conduta). Se o espectador estiver procurando por um filme em que as cenas de ação agilizam uma história inteligente, é melhor tirar o cavalinho da chuva. Salt é puro entretenimento, e só!

Um exemplo disso é o fato de Orlov falar que Salt é uma agente russa Se ele sabe a verdade e ela também, não havia a menor necessidade da revelação. A boca grande do russo foi só o pretexto para que mais uma sequência de ação pudesse ser inserida, mesmo indo contra a inteligência do plano.


2 comentários:

  1. Realmente o filme está cheio de furos e inversossimilhanças. Tem momentos que eu me senti insultado pela falta de lógica. Mas é bem movimentado. Salt faz 007 parecer um maricas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Salt é muito cabra-homem!

    ResponderExcluir