quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Pequeno Nicolau



Sinopse: Nicolau acha que seus pais terão outro filho e irão abandoná-lo no bosque. Ele tem muitos amigos na escola dispostos a ajudá-lo a resolver esse problema, que só existe na cabeça dele.



Ficha Técnica
O Pequeno Nicolau (Le petit Nicolas)
Direção: Laurent Tirard
Roteiro: Laurent Tirard, Grégoire Vigneron
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain
Duração: 90 minutos
País: França


Infantil como se quer
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O filme O Pequeno Nicolau (Le petit Nicolas) foi um grande sucesso na França, pois seu roteiro surgiu da adaptação de uma série de livros franceses que faz muito sucesso em vários países. Aqui no Brasil, o apelo pelas aventuras do imaginativo garoto terá de se apoiar no peso do nome do autor dos livros: René Goscinny é mais famoso entre os brasileiros por seus roteiros dos quadrinhos Asterix.

O humor e a criatividade do autor estão presente no roteiro, que tomou muito cuidado em ser bem fiel à obra original desde os créditos iniciais com desenhos. Para dar chancela nesse objetivo, membros da família do finado escritor deram consultoria. Assim como nas transposições do bravo gaulês para o cinema, o filme de Nicolau usa a história de mais de um livro. Com isso, algumas passagens ficam soltas pelo caminho.

Um claro exemplo dessa falha é a personagem Maria Edwiges. Mesmo rendendo boas cenas, a paixonite de Nicolau poderia ser eliminada do roteiro final e ser explorada apenas em uma eventual seqüência – e que venha logo um novo filme.

Mesmo sem ter conhecimento anterior dos personagens, as crianças gostarão muito de O Pequeno Nicolau. Os pais que as acompanharem no cinema, sendo fãs ou não de Goscinny, também terão o que apreciar na fita. A visão romântica de como era inocente a infância da década de 50 tem um charme irresistível e poderá causar nostalgia em quem já viveu essa fase.


Dudeshop:
• Livro O Pequeno Nicolau, de René Goscinny (ed. Martins Fontes)


Um comentário:

  1. O filme é uma graça! O retrato dos relacionamentos entre as crianças ficou ótimo: a relação de Nicolau com cada colega, com a professora, com os pais... Impossível não se identificar com o filme em pelo menos um momento. Adorei cada minuto.

    ResponderExcluir