quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Invictus



Sinopse: Nelson Mandela acaba de assumir a presidência da África do Sul. Apesar do fim do apartheid, o país ainda está dividido entre brancos e negros. Mandela vê no rugby um possível elemento de unificação.


Ficha Técnica
Invictus
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Anthony Peckham
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng
Duração: 133 minutos



Emoção à flor da pele
 por Edu Fernandes


(Spoilerômetro: )


Na própria filmografia de Clint Eastwood é possível destacar um exemplo de que a mistura de esporte e cinema rende filmes emocionantes. Se a jornada de uma boxeadora em Garota de Ouro (2004) emocionou o público, o diretor aposta no rugby e na questão racial para comover em Invictus.

A prova da competência de Eastwood pode ser compravada pelo alto índice de aprovação dessa fita junto a pessoas que não gostam de esporte. Por isso mesmo, o espectador não precisa conhecer as regras do rugby, que não é popular no Brasil, para torcer pelo time sul-africano na Copa do Mundo de 1995.

Isso mesmo, caro leitor, Invictus é um filme de época situado na décade de 1990. Passado o susto inicial, o enredo é comovente como todas as histórias que Clint Eastwood resolve contar.

Ele continua a usar a tática que deu certo em Gran Torino, incluindo situações engraçadas para deixar o conjunto mais leve e com um ritmo agradável de se assistir. Esses momentos mais cômicos são apoiados nos diálogos e em personagens interessantes, como os seguranças da Presidência.

Por mostrar fatos históricos, a produção tem um forte compromisso com a verdade e investiu muita energia nesse aspecto. Os uniformes dos times, as jogadas, o estádio de Ellis Park e outras locações, e até a dança típica que o time da Nova Zelândia apresenta até hoje para intimidar seus adversários são levados em conta. A reconstrução da época foi possível com pesquisa e com a contratação de consultores.

A escalação de Morgan Freeman (O Cavaleiro das Trevas) e Matt Damon (O Desinformante) nos papéis principais foi aprovava pelos próprios Nelson Mandela e François Pienaar. Os atores também tiveram a oportunidade de conhecê-los pessoalmente para ajudar na atuação. Damon e outros atores-jogadores ainda foram submetidos a um intenso treinamento físico para conhecer a dinâmica do rugby – um esporte de brutos, jogado por cavaleiros. Durante as filmagens até Clint Eastwood descobriu um amor pelo esporte, fato que pode se repetir na plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário