quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Casa da Mãe Joana




Sinopse: Quatro malandros que sobrevivem à custa de pequenos golpes conseguem arrancar 100 mil reais das mãos de um joalheiro. Na verdade, a vítima é um traficante violento que tem uma joalheria para lavar o dinheiro. Quando um dos cafajestes trai os colegas e foge com o dinheiro, os outros terão de arrumar formas de reaver o dinheiro.


Ficha Técnica
Casa da Mãe Joana
Direção: Hugo Carvana
Roteiro: Paulo Halm
Elenco: Paulo Betti, José Wilker, Pedro Cardoso, Antonio Pedro
Duração: 95 minutos


Ação entre amigos
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O título dessa crítica faz referências à trama, mas também serve para classificar a forma de realização do filme. Casa da Mãe Joana é mais um triste exemplo de como algumas produções são tocadas de forma errada no cinema nacional. A “ação entre amigos” funciona assim: um cara que tem nome no meio artístico – nesse caso Hugo Carvana – resolve que vai fazer um filme e nem cogita a ideia de teste de elenco. Para a escolha dos atores, ele chama seus amigos, que também são nomes respeitáveis, para o elenco. Como o primeiro sujeito é uma pessoa bacana, ninguém tem coragem de recusar-se a participar do projeto furado.

Por causa da tal ação entre amigos, em alguns momentos da fita parece que se está vendo o humor de peça de teatro ou de vídeo do Ensino Médio – aqueles projetos de final de ano de Educação Artística ou Redação. O que era para ser engraçado chega a ser triste, principalmente quando se percebe que a intimidade entre os atores tentando consertar a fraqueza das piadas, apenas para deixar transparecer os deslizes do roteiro.

Hugo Carvana já deu provas de seu talento para comédias em Se Segura, Malandro (1978), mas atualmente sua tentativa de reviver os grandes momentos da década de 70 mostra um humor ultrapassado. A ideia original, com o mesmo elenco, poderia render uma ótima comédia se o roteiro sofresse um novo tratamento, aos cuidados de alguns dos inúmeros bons humoristas que temos em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário