quinta-feira, 24 de março de 2011

O Retrato de Dorian Gray



Sinopse: Dorian Gray é um belo jovem que não envelhece graças a uma pintura. Ele torna-se um rapaz corrupto e as marcas de suas maldades são registradas no retrato.


Ficha Técnica
O Retrato de Dorian Gray (Dorian Gray)
Direção: Oliver Parker
Roteiro: Toby Finlay
Elenco: Ben Barnes, Colin Firth, Rebecca Hall
Duração: 112 minutos
País: Reino Unido


Mexer em vespeiro
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O última vez que o personagem Dorian Gray fez alguma aparição significativa no cinema foi no filme A Liga Extraordinária (2003), que os fãs criticaram muito por causa da falta de fidelidade com quadrinhos que originaram o roteiro. Pois bem, pode-se dizer que O Retrato de Dorian Gray (Dorian Gray) consegue ser ainda menos autêntico.

Isso acontece porque a aventura com personagens da era vitoriana já parte com uma quota considerável de concessão por parte do público. Trata-se de uma história totalmente diferente dos livros onde tais personagens debutaram.

O problema da nova produção é que se espera uma similaridade maior quando se adapta o romance original diretamente para um filme. A cobrança pela sintonia é ainda maior quando frases célebres do autor Oscar Wilde que não estão nas páginas do livro são incluídas nos diálogos.

No lado positivo, merece elogio a escolha de Ben Barnes (o Príncipe Caspian de As Crônicas de Nárnia) para o papel de Dorian Gray. O ator tem o tipo de beleza que se imagina para o personagem. Ele também consegue fazer bem a transição entre o Dorian inocente do começo do enredo para a versão quase diabólica mais próxima do desfecho.

Aliás, o final do filme merece um pouco de reflexão – sem que se estrague a surpresa para quem não conhece a história. Quando se altera tanto os fatos (e principalmente o final), o roteiro do estreante Toby Finlay coloca-se em uma posição muito complicada. Ele precisa ser tão talentoso quanto Oscar Wilde para convencer que seu desfecho é tão bom quanto o imaginado pelo autor.

A mudança do final foi uma tentativa de modernizar o enredo e agradar as plateias contemporâneas, mas não deu certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário