quinta-feira, 24 de março de 2011

VIPs



Sinopse: O sonho de Marcelo é ser piloto de avião. Para isso, está disposto a mentir e executar golpes.


Ficha Técnica
VIPs
Diretor: Toniko Melo
Roteiro: Bráulio Mantovani, Thiago Dottori
Elenco: Wagner Moura, Juliano Cazarré, Emiliano Ruschel, Jorge D'Elía, Gisele Fróes, Arieta Correia, Norival Rizzo, Roger Gobeth
Duração: 96 minutos
País: Brasil


Uma história inspiradora
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Alguns anos atrás, o Brasil ficou impressionado com a inventividade de Marcelo Nascimento, que ganhou notoriedade nacional depois de se passar por um empresário de companhia aérea. Na ocasião, o mentiroso chegou a ser entrevistado em rede nacional sem desmontar seu disfarce.

A história que parecia fantástica demais para ser verdade finalmente chegou ao cinema na forma do filme VIPs. A produção usou a incrível jornada de Marcelo como inspiração, já que vários fatos foram modificados. No geral, o filme está bem diferente do que aconteceu na realidade. A manipulação foi feita em nome da unidade narrativa, a princípio.

Outro fator para que as alterações fossem realizadas foi a necessidade de criar empatia pelo anti-herói. O filme dá uma nobre explicação para as falcatruas de Marcelo: o desejo de voar. Na realidade, ele só aplicava seus golpes para levar vantagem. Também para aliviar o tom, o filme tem muitos momentos cômicos.

Além de divertir com as bizarras situações nas quais o personagem se mete, VIPs consegue resvalar na falsidade da alta sociedade. Quando Marcelo vai ao Recifolia aplicar sua mais audaciosa empreitada, é apresentado todo o jogo de interesses que envolve celebridades, organizadores de eventos e empresários.

Para viver um personagem com tantas facetas, foi escalado Wagner Moura, que prova seu talento mesmo sem ser a escolha ideal na opinião do verdadeiro Marcelo, que preferia Selton Mello. Wagner faz todas as diversas personas criadas pelo golpista e nenhuma delas parece o famoso Capitão Nascimento da franquia Tropa de Elite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário