quinta-feira, 14 de maio de 2009

Desejo e Perigo






Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Xangai está ocupada pelos japoneses. Wong Chia Chi infiltra-se na alta sociedade para aproximar-se de Yee, um simpatizante dos inimigos.


Ficha Técnica
Desejo e Perigo (Se, jie)
Direção: Ang Lee
Roteiro: James Schamus, Hui-Ling Wang
Elenco: Tony Leung Chiu Wai, Wei Tang, Joan Chen
Duração: 157 minutos


Ang Lee revelador
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O título de Desejo e Perigo (Se, jie) pode ser caracterizado como a cópia da apelação. Tudo começa com a adaptação cinematográfica do livro Reparação, que teve seu nome alterado ao chegar aos cinemas brasileiros para o mais atraente Desejo e Reparação. A produção oriental, que não tem ligação alguma com o drama inglês, traz o nome do diretor Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain) e não precisava desse tipo de manobra.

Felizmente o filme em si é muito maior do que essa decisão da distribuidora – e não me refiro aos quase 160 minutos de duração. Quem está acostumado com os outros trabalhos do cineasta sabe de seu talento em preencher o tempo com imagens belíssimas. A história se passa na alta sociedade chinesa da década de 40 e oferece oportunidade visuais que são aproveitadas. Os figurinos coloridos e os cenários que exploram a arquitetura da região formam a estética da fita.

O espectador que tenha um forte interesse histórico será saciado por visualizar uma parte da Segunda Guerra Mundial que nos é pouco mostrada. Para a maioria das pessoas, quando se fala dos conflitos no Japão, só se lembra de Pearl Harbor e das bombas atômicas. A ocupação da China merece ser abordada.

Internacionalmente, Desejo e Perigo ficou conhecido por suas tórridas cenas de sexo. Para encontrar uma atriz com o comprometimento necessário para realizar tais sequências, Lee escolheu entre milhares de candidatas. Sua decisão final parece ser acertada, já que Wei Tang consegue transmitir bem a gradação nos encontros sexuais da protagonista.

A história é altamente envolvente e as emoções do público são jogadas para todo lado, um sinal da competência do cineasta. O único problema, que poderá causar polêmica nas discussões pós-sessão, é o desfecho. Esse não deve ser um motivo de repulsa, uma vez que a polêmica só surge porque o filme tem qualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário