quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Coração de Tinta



Sinopse: Meggie descobre que seu pai tem o poder de trazer personagens fictícios para o mundo real, ao ler qualquer livro em voz alta. Os dois contarão com a ajuda de um herói para evitar que um vilão que foi libertado domine o mundo.


Ficha Técnica
Coração de Tinta (Inkheart)
Direção: Iain Softley
Roteiro: David Lindsay-Abaire
Elenco: Brendan Fraser, Sienna Guillory, Eliza Bennett, Paul Bettany, Helen Mirren
Duração: 106 minutos


Cortes profundos... apenas na edição
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O roteiro de Coração de Tinta (Inkheart), adaptado de um romance juvenil, traz uma ideia muito interessante que abre espaço para que referências a muitos clássicos da literatura sejam introduzidas na história. Para os amantes de livros a boa notícia é que tais alusões estão em várias passagens do filme, especialmente a O Mágico de Oz.

Outro elogio a ser feito ao roteiro assinado por David Lindsay-Abaire (Robôs) é em não menosprezar a inteligência do espectador nesse aspecto: quando há uma referência a Camelot ou a Dom Quixote ela não é anunciada aos quatro ventos com uma fala mal encaixada ou didática. Quem conhece os originais vai entender e criar um diálogo com a fita e quem não conhece não se sentirá deslocado.

Seguindo a mesma linha de raciocínio do livro, a produção é voltada ao público juvenil. Portanto, como acontece com a franquia Crônicas de Nárnia, a violência das batalhas é bem diluída. Não há uma gota de sangue derramada.

Um problema sério na parte técnica está na área de edição de imagens. O experiente montador Martin Walsh (V de Vingança) corta algumas cenas a machadadas, mudando abruptamente de uma seqüência para a seguinte e não deixando que a ação acabe para efetuar o corte. O espectador pode ter alguns sobressaltos por causa dessa falha, que deve ter sido cometida para que a duração não fosse excessiva.

Tirando alguns aspectos negativos, Coração de Tinta poderá divertir o público para o qual é dirigido, mas pode ser uma experiência um tanto estafante para os demais. Mesmo assim, é altamente recomendável não assistir ao trailer se o leitor tiver aversão a spoilers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário