quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Appaloosa – Uma Cidade sem Lei




Sinopse: A cidade de Appaloosa não consegue ter paz enquanto Randall Bragg e seu bando cometem crimes e continuam impunes. Alguns habitantes decidem contratar Virgil Cole e Everett Hitch para garantir que a lei seja cumprida.


Ficha Técnica
Appaloosa – Uma Cidade sem Lei (Appaloosa)
Direção: Ed Harris
Roteiro: Robert Knott, Ed Harris
Elenco: Ed Harris, Viggo Mortensen, Jeremy Irons, Renée Zellweger
Duração: 114 minutos

Faroeste com coração
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O que mais chama a atenção em Appaloosa – Uma Cidade sem Lei (Appaloosa) é o alto grau de aprofundamento psicológico que o roteiro permite que se obtenha. Esse traço é muito incomum em outros faroestes, mas a força dramática dos personagens garante que haja mais do que pólvora na tela.

Os fãs de um bom bang bang não precisam se preocupar, já que elementos que caem no gosto desse grupo também estão presentes no filme. As cenas de tiroteio são boas e podem parecer rápidas demais, mas aparentemente essa opção torna tais seqüências mais realistas – afinal esses embates deveriam durar realmente pouco tempo.

Outro ingrediente para a deliciosa receita da produção é o bom humor, com piadas que agradarão quem é acostumado ao faroeste e também quem procura por um roteiro com um pouco mais de texto.

A relação entre os dois pistoleiros contratados para apaziguar a cidadela é o núcleo do enredo. Apesar de todos os holofotes estarem direcionados na figura de Virgil Cole, o gênio da dupla é Hitch – da mesma forma como alguns acreditam que Dr. Watson seja mais inteligente do que Sherlock Holmes.

Além de diálogos bem escritos, a interação desses dois homens marcantes só funciona por causa de ótimos intérpretes: Ed Harris (A Lenda do Tesouro Perdido 2) e Viggo Mortensen (Senhores do Crime).

Sabendo administrar fatores típicos ao gênero com uma profundidade mais acentuada para acalmar os nervos de quem não é muito íntimo ao universo do Velho Oeste, Appaloosa atinge um resultado mais universal e muito satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário