quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Across the Universe
Sinopse: Jude é um jovem estivador inglês que decide ir aos Estados Unidos em busca de seu desconhecido pai e da esperança de novas oportunidades em plena década de 1960. Chegando lá, encontra os movimentos pacifistas durante a Guerra do Vietnã.
Ficha Técnica
Across the Universe
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais
Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess e Joe Anderson
Duração: 131 minutos
por Carla Bitelli
(Spoilerômetro: •)
Não se engane pela sinopse clichê: este filme está longe de ser mais um sobre a Guerra do Vietnã.
Ao contrário disso, as peculiaridades em Across the Universe começam desde o primeiro instante. Jude (Jim Sturgess) aparece em uma praia, sozinho e triste, cantando "Girl", dos Beatles. Esse é apenas o início de um musical cuja trilha sonora é composta somente por músicas do mais famoso grupo inglês.
A partir de então nos é apresentado uma retrospectiva da vida de Jude, mostrando tudo o que aconteceu antes. Em especial como ele conhece Lucy (Evan Rachel Wood), irmã de seu melhor amigo americano Max (Joe Anderson), como eles se apaixonam e o que acontece com ela.
Depois há a continuação da história, praticamente toda passada em Nova York, centro das manifestações contra a guerra – indo de encontro à postura suburbana em que estavam inseridos Max e Lucy.
Com diversos momentos psicodélicos e esteticamente bem cuidado, o que torna o filme ainda mais interessante são os momentos em que as músicas são usadas. Normalmente fora do contexto a que estamos acostumados. Palmas para os diretores de fotografia, som e arte.
Across the Universe é um daqueles filmes espetaculares, não só pela excelente produção como também por tudo o que propõe (ideias, emoções, gêneros narrativos). Daqueles em que se sai do cinema com a sensação de ter visto, finalmente, algo de bom na telona.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário