quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Across the Universe





Sinopse: Jude é um jovem estivador inglês que decide ir aos Estados Unidos em busca de seu desconhecido pai e da esperança de novas oportunidades em plena década de 1960. Chegando lá, encontra os movimentos pacifistas durante a Guerra do Vietnã.



Ficha Técnica
Across the Universe
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais
Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess e Joe Anderson
Duração: 131 minutos


 por Carla Bitelli

(Spoilerômetro: )

Não se engane pela sinopse clichê: este filme está longe de ser mais um sobre a Guerra do Vietnã.

Ao contrário disso, as peculiaridades em Across the Universe começam desde o primeiro instante. Jude (Jim Sturgess) aparece em uma praia, sozinho e triste, cantando "Girl", dos Beatles. Esse é apenas o início de um musical cuja trilha sonora é composta somente por músicas do mais famoso grupo inglês.

A partir de então nos é apresentado uma retrospectiva da vida de Jude, mostrando tudo o que aconteceu antes. Em especial como ele conhece Lucy (Evan Rachel Wood), irmã de seu melhor amigo americano Max (Joe Anderson), como eles se apaixonam e o que acontece com ela.

Depois há a continuação da história, praticamente toda passada em Nova York, centro das manifestações contra a guerra – indo de encontro à postura suburbana em que estavam inseridos Max e Lucy.

Com diversos momentos psicodélicos e esteticamente bem cuidado, o que torna o filme ainda mais interessante são os momentos em que as músicas são usadas. Normalmente fora do contexto a que estamos acostumados. Palmas para os diretores de fotografia, som e arte.

Across the Universe é um daqueles filmes espetaculares, não só pela excelente produção como também por tudo o que propõe (ideias, emoções, gêneros narrativos). Daqueles em que se sai do cinema com a sensação de ter visto, finalmente, algo de bom na telona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário