quinta-feira, 5 de março de 2009

Rio Congelado





Sinopse: Depois que seu marido foge, Ray tem dificuldades em criar seus dois filhos com o baixo salário que ela ganha em uma loja. Para assegurar o sustento dos garotos, acaba concordando em trazer clandestinamente imigrantes pela fronteira com o Canadá.


Ficha Técnica
Rio Congelado (Frozen River)
Roteiro e Direção: Courtney Hunt
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Charlie McDermott
Duração: 97 minutos


Queda que as mulheres têm para os tolos
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O titulo dessa crítica é tirado de uma peça escrita por Machado de Assis e resume o sentimento que se experimentará no começo de Rio Congelado (Frozen River) quando percebemos que a protagonista está em situação difícil por ter casado com um idiota. Para o filme funcionar, o espectador precisa simpatizar com sua heroina e essa aproximação é possível em grande parte graças à atuação de Melissa Leo (As Duas Faces da Lei).

A atriz relativamente desconhecida conquista nossos corações ao deixar transparecer o amor materno e a força de uma mulher batalhadora. A história de uma mãe solteira enfrentado o desafio de manter uma casa pode lembrar a produção nacional Linha de Passe, com a diferença de que na fita estrangeira a mulher acaba caindo na ilegalidade.

O roteiro é competente e desenrola os acontecimentos em uma gradação envolvente. Quando menos se espera, o público ficará sentado na ponta da poltrona com o coração acelerado, torcendo por Ray. Outro fator é que o texto denuncia que a pobreza está presente em todas as sociedades e o desafio da honestidade é uma questão universal.

A melhor notícia em tudo isso é que a direção e o roteiro ficaram a cargo da estreante Courtney Hunt – é ótimo testemunhar o nascimento de um grande talento. Ela utiliza uma câmera documental e nervosa, combinando com a tensão das relações entre os personagens desse pequeno grande filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário